Logo Enfoco


    Cidades

    Variação de 11% no preço do combustível em Maricá

    Publicado 26/09/2019 às 16:29 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Combustível tem variação de preço em Maricá Foto: Alex Oliveira

    No mais recente levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), entre os dias 15 a 21 de setembro, aponta que o preço médio do litro da gasolina está variando quase 11% entre postos de Maricá.

    Os valores diferenciam-se em bairros como Inoã, distrito de Itaipuaçu e Centro, entre R$ 4,49 e R$ 4,99. De acordo com ANP a concorrência entre os valores é essencial para o sucesso dos modelos implementados em todos os segmentos das indústrias do petróleo, gás natural e biocombustíveis.

    Para o economista da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luciano Losekann, a concorrência na distribuição pode afetar no valor comercializado.

    “O nível de concorrência no segmento de distribuição afeta o grau de concorrência no segmento de varejo. Mas quando não há competição em uma mesma região, é comum que os valores acabem variando muito, de um bairro para outro, como ocorre em Maricá”, explica o especialista.

    O economista ainda falou sobre a alteração no valor dos combustíveis nas refinarias que chegam ao consumidor final.

    “As situações em que o preço sobe na refinaria e o mesmo ocorre nos postos de revenda passaram a chamar a atenção, pois alguns aditivos que são usados no combustíveis não sofrem alteração, fazendo com que esse valor não precise ser repassado na totalidade para o consumidor final”, explicou Losekann.

    Qualidade

    Posto Imbassaí, motoristas podem conferir a qualidade do combustível. Foto: Wallace Rosa

    Valores abusivos podem ser denunciados a ANP, que atua para a proteção do processo competitivo dos mercados, quando alertado sobre o possível valor abusivo, a agência comunica imediatamente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para que este adote as providências cabíveis no âmbito da legislação pertinente. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 970 0267.

    A adição de etanol à gasolina acima do limite traz danos ao veículo, às peças do sistema de injeção eletrônica são corroídas, além dos outros problemas mostrados.

    De olho na qualidade do combustível, o frentista Rogério César, de 52 anos, falou sobre a preocupação com o funcionamento de seu veículo.

    “A qualidade do combustível chama muito a minha atenção, um combustível ruim acaba com o carro e os prejuízos são muito grandes. Se puder juntar preço e qualidade será maravilhoso”, conta o morador de Itaipuaçu.

    Em Maricá, o Auto Posto Imbassaí, na rodovia RJ-106, oferece ao motorista o ‘Teste de Proveta’ para consumidores que queiram certificar-se da qualidade.

    De acordo com o Procon o teste verifica a quantidade de etanol presente na gasolina. Seja na gasolina comum ou na aditivada, o teor presente de álcool deve ser de 27%, ou seja, a marca na proveta deve estar entre 62 e 64ml. O valor varia por causa da temperatura ambiente .

    Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é  de 27%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Acusado de assaltar ônibus do Rio para SG é morto por passageiro

    Próximo artigo
    >

    Rotina de alagamentos e transtornos em São Gonçalo

    Relacionados em Cidades