Monkeypox

Varíola dos macacos avança no estado. Veja os municípios

Niterói registra o primeiro caso da doença

No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado
No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado |  Foto: IStock
 

O estado do Rio de Janeiro já registra 16 casos confirmados da varíola dos macacos e 12 seguem em investigação, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os infectados estão espalhados em 5 municípios, incluindo Niterói e Maricá, na Região Metropolitana. E, até o momento, o Brasil soma um total de 76 casos confirmados. 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde afirmou que segue monitorando todos os casos confirmados e rastreando todos que tiveram contato com os que foram infectados pela doença.

Os casos confirmados e suspeitos são monitorados diariamente pela SES e pelas equipes de Vigilância em Saúde dos municípios. Eles ainda ressaltaram que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.

Confira os municípios

- 10 casos na Capital, um dos infectados veio de Londres

- 3 casos em Maricá

- 1 caso em Nova Iguaçu

- 1 caso em Queimados, morador de Portugal

- 1 caso em Niterói, morador da Inglaterra.

Sintomas

Os sintomas da doença costumam ser febre, dores musculares, dor de cabeça, dor nas costas, gânglios inchados, exaustão e calafrios. A partir do terceiro dia de sintomas, erupções cutâneas começam a aparecer no corpo do paciente, começando pelo rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

< Marcelo Serrado sobre síndrome do pânico: 'Coração disparado' Castro pede para denunciarem postos que não baixarem gasolina <