Espaço antigo
Veja o momento em que prédios da Gama Filho são implodidos
Demolição foi na Universidade Gama Filho em Piedade
Os quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho foram implodidos na manhã deste domingo (5) em Piedade, na Zona Norte do Rio. No local que estava abandonado desde 2014 após a falência da instituição será construído um parque.
O objetivo do poder público é levar mais oportunidades de lazer e cultura para os moradores do bairro e revitalizar a região, gerando oportunidades de emprego e renda.
"Temos que entender que esses espaços públicos de qualidade tem uma experiência muito bem sucedida que mudou uma região da cidade que é o Parque Madureira, valorizou os imóvel do entornos e tirou um pouco a degradação que acaba sendo um pinto de violência. Tenho muito orgulho em estar aqui pegando mais uma área de lazer para a Zona Norte. Aqui tem um pouco da história de muitos cariocas que se formaram aqui na Gama Filha, eu vim muito em festa aqui quando eu era jovem. O espaço e a memória estão preservados", disse o prefeito Eduardo Paes.
IMPLODIU!
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) November 5, 2023
Um novo tempo começa na Zona Norte do Rio. Os quatro prédio do antigo campus da Gama Filho foram implodidos, dando lugar ao futuro.
O Parque Piedade vem aí! pic.twitter.com/U9aqOyr1t9
Cerca de 700 imóveis que ficam próximos do local da implosão foram desocupados às 6h. Cinco toques de sirenes foram soadas para marcar o tempo e alertar a população. As estruturas vieram a baixo às 7h e os moradores só puderam voltar para as residências às 7h30.
"O coração bate apertado em ver os prédio vindo abaixo, aqui tiveram muitas histórias. Quando a universidade era aqui, a rua era bastante movimentada, os moradores tinham lucro, com vaga de estacionamento e gráfica", contou a moradora Rosineide de Souza, de 50 anos.
A prefeitura promete construir o Parque Piedade, que é um projeto semelhante ao Parque Madureira com áreas de lazer, horta urbana, academia, pista de skate e campo de futebol. Ele será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados.
Os investimentos da prefeitura com a obra são de cerca de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão das obras é de 15 meses. A desapropriação dos prédios foi calculada em R$ 47 milhões, que foram depositados em juízo.
As obras tiveram início no dia 5 de setembro deste ano. As intervenções começaram com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!