Horários especiais

Veja o que abre e fecha na véspera e no feriado do Natal

Comércio em geral abre no domingo (24)

Lojas de Niterói funcionarão até as 17h no domingo (24), no Centro, e até as 18h, em Icaraí
Lojas de Niterói funcionarão até as 17h no domingo (24), no Centro, e até as 18h, em Icaraí |  Foto: Lucas Alvarenga

Quem ainda vai fazer as compras de Natal, fique atento aos horários das lojas de comércio de rua e shoppings. Segundo o Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), os estabelecimentos comerciais vão funcionar no próximo domingo (24) nos seguintes horários: no Centro, até as 17h, e em Icaraí, 18h. Na segunda-feira (25), todo o comércio estará fechado.

Já as repartições públicas federais e municipais funcionam nesta sexta (22) e voltam às atividades normais na próxima terça (26), com exceção de unidades públicas de emergência, que funcionarão normalmente durante o Natal, com atendimento 24 horas. Os órgãos públicos estaduais, no entanto, somente funcionam nesta sexta (22) até as 12h, por conta do ponto facultativo decretado pelo governador Cláudio Castro (PL). 

Bancos também estarão fechados na segunda assim como supermercados, no entanto a maioria dos mercados abrem no domingo às 7h e fecham às 18h. 

Shoppings

São Gonçalo Shopping (Boa Vista): Lojas e quiosques abertos das 10h às 23h na sexta e sábado. No domingo, funcionará das 10h às 18h. No feriado de Natal, na segunda, as lojas não irã abrir. Praça de alimentação das 12h às 21h; restaurantes e cinemas variando conforme programação (opcional).

Pátio Alcântara: Lojas e quiosques abertos das 8h às 21h na sexta e no sábado. Nesses dias, a Praça de Alimentação funcionará de 10h às 21h. No domingo, das 8h às 18h, e a Praça de Alimentação das 10h às 18h. Já no Natal, na segunda, as lojas não irão abrir e a Praça de alimentação funcionará das 10h às 15h.

Plaza Shopping (Centro - Niterói): As lojas e quiosques funcionarão por uma hora a mais, até as 23h, neste sexta e sábado. No domingo, véspera de Natal, o shopping abre às 10h e fecha às 18h. Na segunda, lojas e quiosques permanecem fechados, enquanto cinema e alimentação funcionam facultativamente das 12h às 21h.

Barcas

A CCR Barcas informou que vai operar com a grade de domingos e feriados na segunda, na linha Arariboia. As travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30, no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h, no trajeto Rio-Niterói. Nesse dia, não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.

Hospitais públicos

Maricá

A Prefeitura informou que as unidades de urgência e emergência funcionarão normalmente durante o Natal, com equipes completas e atendimento 24 horas. Nesse período, a população pode buscar atendimento no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, na UPA 24 horas de Inoã ou na Emergência Santa Rita, em Itaipuaçu.

Niterói

Na cidade de Niterói, Secretaria Municipal de Saúde de Niterói (SMS) informa que, durante no domingo e na segunda, as unidades de urgência e emergência vão funcionar 24 horas por dia, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca.

O Samu estará de prontidão com a frota completa. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, no Fonseca, e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil também estarão com funcionamento normal.

Já as unidades da rede ambulatorial, como módulos do Médico de Família, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde não funcionam no sábado, domingo e segudna e retornam às atividades na terça, assim como as atividades dos Centros de Atenção Psicossocial Monteiro Lobato, Casa do Largo e Herbert de Souza.

São Gonçalo

As unidades de saúde da família (USFs), PAMs, clínicas municipais, polos sanitários e demais unidades de saúde da Atenção Básica e da Atenção Especializada vão funcionar, normalmente, somente nesta sexta. No sábado, domingo e segunda ficarão fechadas.

Além das clínicas, os centros de Atenção Psicossocial (Caps) Francisco dos Santos Siqueira, no Centro (Rua General Antônio Rodrigues, 250, Centro, telefone: 2607-5960) e o de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Daniel Gomes da Silva, em Vila Três (Rua Augusto Franco, 52, Vila Três, telefone: 3606-9224) funcionam 24h durante todo o período. Todas as unidades de urgência e emergência estarão funcionando 24h durante todo o período de sábado até segunda.

Rio

As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – funcionarão ininterruptamente no feriado de Natal.

Já as unidades de Atenção Primária (centros municipais de saúde, clínicas da família e policlínicas) funcionarão somente nesta sexta e no sábado no horário regular de cada unidade. Já no feriado de Natal, na segunda, não funcionará. Assim como no Super Centro Carioca de Saúde (SCCS), em Benfica, que funcionará em seu horário regular nos dias.

O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, excepcionalmente não abrirá no domingo e segunda. Já nesta sexta e sábado, funcionará normalmente.

< capa 221223 Quem é Jaquelline Grohalski, campeã de 'A Fazenda 15' <