Logo Enfoco


    Carnaval

    Veja o vídeo da transformação do Exu da Grande Rio

    Demerson D'alvaro foi o destaque da escola de Caxias

    Publicado 26/04/2022 às 16:00 | Autor: Rômulo Cunha
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
     

    A escola de samba Acadêmicos da Grande Rio sacudiu a Sapucaí  e virou uma das grandes favoritas a conquistar o título de melhor escola de 2022.

    A posição de favoritismo muito se dá pela representação de Exu, realizada pelo ator Demerson D'alvaro. O enredo "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu" teve como objetivo desmitificar o orixá, visto pelo lado ruim no mundo ocidental.

    Demerson teve uma imensa caracterização, a começar pelas tranças no cabelo, realizada pelo hair style Vinicius Monteiro, de 24 anos. O ENFOCO conversou com o cabeleleiro, que confessou que está muito orgulhoso com todo o trabalho realizado.

    "Não sei se posso chamar de privilégio, presente ou honra. Sei que estou extasiado com a conclusão deste trabalho. Eu fiz parte desse projeto incrível que foi a comissão da Grande Rio num ano onde a liberdade de expressão, o protagonismo preto, o lugar de fala do meu povo foi prioridade", disse Vinicius.

    Aspas da citação
    Estou muito feliz com o resultado desse trabalho, pela experiência de expor meu trabalho no carnaval qual eu já almejava novamente.
    Vinicíus Monteiro Hair Stylist
    Aspas da citação
     

    Vinicius revelou que trançou a maioria dos componentes da comissão de frente da Grande Rio. Em 2022, o cabeleleiro também fez o cabelo da musa Carol Strass da Unidos de Bangu, escola que desfilou pelo Grupo de Ouro na madrugada de quinta-feira (21).

    No entanto, não foi a primeira vez que o estilista trabalho durante os desfiles de Carnaval. Vinicius contou que trabalhou com a Mocidade Independente de Padre Miguel em 2018 quando fez uma peruca de 12 dreads, cada um com quatro metros de comprimento.

    Ele, junto com sua equipe, ainda realizou 36 penteados para a Ala de Passistas da Unidos de Padre Miguel para o ensaio técnico deste ano.

    O homem trabalha como trancista há dez anos e seis profissionalmente. Há seis meses, Vinicius abriu um studio localizado na Comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio, de onde é natural.

    Representatividade

    A representação de Exu pela Grande Rio ganhou muito destaque da imprensa brasileira. Vinicius ressaltou que a religião de matriz africana é um tema necessário para ser retratado no Carnaval.

    "Tenho máximo respeito pelo orixá Exu e toda religião de matriz africana. Não faço parte, mas admiro e tenho apreço pela própria. Acredito na força da fé, seja ela vindo de qualquer religião. Sei que ela move montanhas se você acreditar. Achei muito lindo e necessário esse tema ser abordado no Carnaval. A maioria das escolas de samba tem descendência de terreiros de matriz africana, ou seja, nada mais justo essa homenagem a todos os Exus", contou.

    • Demerson D'alvaro ganhou o Estandarte de Ouro como Destaque do Público.
      Demerson D'alvaro ganhou o Estandarte de Ouro como Destaque do Público. | Foto: Reprodução TV
    • "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu" foi o enredo da escola
      "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu" foi o enredo da escola | Foto: Karina Cruz
    • Grande Rio retratou Exu na Avenida.
      Grande Rio retratou Exu na Avenida. | Foto: Karina Cruz
    • Demerson encantou os presentes na Sapucaí.
      Demerson encantou os presentes na Sapucaí. | Foto: Karina Cruz
     

    À espera da vitória 

    O cabeleireiro contou que acredita no título da Acadêmicos da Grande Rio devido a todo preparo que a escola teve com as alegorias e fantasias com o objetivo de desconstruir a ideia de Exu como um ser que representa o mal.

    "Acredito muito no campeonato da Grande Rio esse ano. A escola deu um show na avenida sendo ovacionada como campeã antes mesmo de passar. Foi um Carnaval riquíssimo com suas alegorias e fantasia enormes e lindas, além de trazer grandes informações que ajudaram desconstruir a ideia do Exu demonizado pelas igrejas."

    A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, trouxe vários artistas para a avenida, como Monique Alfradique, Bianca Andrade, Mc Pocah, David Brazil, Gil do Vigor e Adriana Bombom. A atriz Paolla Oliveira, rainha da bateria, representava a Pombagira, a representação feminina de Exu.

    A Grande Rio atravessou a Avenida com 29 alas e cinco carros alegóricos. A agremiação luta pelo seu primeiro título no Grupo Especial. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Dupla é presa com drogas em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Vídeo mostra policiais dando gargalhadas após morte no Jacarezinho

    Relacionados em Cidades