Logo Enfoco


    Cidades

    Viagem Solidária: Hemorio lança campanha para facilitar doação de sangue

    Publicado 12/04/2021 às 16:20 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Saiba quem pode doar. Foto: Paulo Vitor/Divulgação

    O Hemorio, com objetivo de reverter a queda nas doações de sangue durante o período de pandemia, lançou nesta segunda-feira (12) a campanha Viagem Solidária.

    Durante esta semana, a 99 e a Uber vão oferecer até R$ 30 de descontos em duas viagens que tenham como ponto de destino ou de origem o Hemorio. Basta utilizar o código DOESANGUE99 ou UBERHEMORIOABRIL. O objetivo é facilitar a ida e volta dos doadores evitando a exposição em ambientes externos ou aglomerações. A campanha vai até o dia 30 de abril.

    Essa é a segunda vez que as empresas participam da campanha para aumentar as doações durante a pandemia da Covid-19. Em 2020, só pela 99, mais de 5 mil corridas gratuitas foram realizadas tendo o Hemorio como destino.

    "Garantir a segurança do doador é palavra de ordem para nós e essa campanha busca reforçar isso facilitando o caminho até o Hemorio. Espero que a população entenda sobre a necessidade de participar e salvar vidas nesse momento tão delicado para nossa cidade", afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

    Para garantir a segurança do doador, o Hemorio é higienizado sistematicamente e todos os colaboradores são instruídos sobre o uso correto dos EPIs independente do seu setor. Além disso, o distanciamento social é aplicado rigorosamente e, para evitar aglomerações, um canal para agendamento das doações foi criado via Disque Sangue (0800-282-0708). O Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, número 8, Centro do Rio.

    Outras ações

    Entre as demais estratégias para captação de sangue durante o isolamento está a realização da ação “Hemorio em Casa”, onde equipes do Instituto instalam toda estrutura para coleta das bolsas de sangue nos salões de festa de condomínios com pelo menos 500 moradores em idade adequada para doar. É fundamental que o espaço tenha pelo menos 80m2, esteja localizado na área térrea e possua refrigeração.

    Durante a ação, o doador é orientado a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado via whatsapp ou interfone, evitando aglomerações, o uso de transportes públicos e a exposição prolongada em ambientes externos. 

    Os síndicos de condomínios interessados na ação e que possuam a estrutura e o número adequados de moradores podem entrar em contato com o Hemorio pelo e-mail [email protected].

    Com a diminuição dos serviços, o fechamento das empresas e a redução no número de pessoas nas ruas, o Hemorio conta mais do que nunca com o apoio da população fluminense. Em 2020 a queda nas doações chegou a 3 mil bolsas de sangue. Com o avanço da COVID-19 e a determinação de novas restrições o número de doadores vem regredindo progressivamente, colocando o Hemorio em alerta para o desabastecimento de diversos tipos sanguíneos, principalmente os de Rh positivo (A+, B+, O+).

    Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do RJ. Para uma situação regular, é necessário que o Hemorio disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. Além do Hemorio, o Estado conta com postos de coleta em diversos outros municípios que podem ser acessados pelo site: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/Hemorrede_mapa.htm

    Quem pode doar na pandemia?

    • É preciso ter entre 16 e 60 anos e até 69 caso já sejam doadores de sangue
    • O doador deve pesar no mínimo 50 kg
    • É necessário estar bem de saúde
    • Quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto
    • Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
    • Candidatos à doação que tiveram a COVID-19 ficam inaptos por 30 dias após a cura.
    • Candidatos à doação que tiveram a forma grave da COVID-19 ficam inaptos por 1 ano após a cura.
    • Candidatos à doação que retornaram de viagem internacional, vindos de qualquer país, ficam inaptos por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil.

    Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar o seu documento e um documento de identidade do responsável que assinou a autorização. Também é possível receber orientações pelo Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Golfinhos encantam na Baía de Guanabara

    Próximo artigo
    >

    Moeda Mumbuca conquista mais de 10 mil empreendedores em Maricá

    Relacionados em Cidades