Cidades
Vídeo flagra ação criminosa de flanelinhas em Niterói
Durante o Carnaval as praias da Região Oceânica de Niterói ficaram lotadas, apesar do tempo instável, e a tarefa de encontrar estacionamento ficou ainda mais difícil. Um vídeo flagrou a ação de flanelinhas que se aproveitaram do movimento intenso para faturar com cobranças irregulares.
A ação dos indivíduos na Praia de Itaipu foi flagrada em imagens que viralizaramna internet. Segundo motoristas, os flanelinhas chegam a cobrar até R$ 20,00 ilegalmente.
As imagens são desta quarta-feira (26), quando cerca de sete homens aparecem abordando motoristas e seguindo os veículos até as vagas. Veja:
Segundo testemunhas, que preferiram não se identificar, a presença de flanelinhas nas praias de Niterói já acontece há dois meses. Denúncias dão conta que até ameaças são feitas contra guardadores do órgão ligado à Prefeitura de Niterói, da Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten).
Após a denúncia, policiais militares do 12º Batalhão de Niterói foram à praia e os flanelinhas acabaram saindo do local. Mais tarde, compareceram também a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal.
"Eram mais de 20 flanelinhas. Eles ameaçam guardadores da Suten e assumem as vias da praia. Intimidavam frequentadores. São marginais, as pessoas ficam com medo!", revela o motorista que preferiu não se identificar.
Pelas redes sociais, a população informa que flanelinhas chegam a retirar placas de 'proibido estacionar' em alguns locais da orla e indicam aos motoristas locais onde não é permitido parar.
Em uma outra publicação, uma internauta comenta que as pessoas querem aproveitar a praia, mas estão evitando por conta das cobranças irregulares.
A Secretaria de Ordem Pública de Niterói confirmou que equipes da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal estiveram no local no último dia 24 e que encontraram funcionários da Suten trabalhando normalmente, fiscalizando os guardadores autônomos autorizados, apesar de motoristas denunciarem funcionários sofrendo ameaças.
A pasta alerta que a prática de guardar carros não é crime, o que demanda condução à delegacia é a pratica de coação e reforça que é dever da Polícia Militar impedir a atuação de flanelinhas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!