Cidades

Vídeo flagra baleia na Praia de Itaipuaçu, em Maricá

https://youtu.be/gLU0qj5-WnE
As baleias costumam migrar das ilhas subantárticas para a costa brasileira durante esta época do ano. Vídeo: redes sociais

Uma baleia, da espécie Jubarte, foi vista na praia de Itaipuaçu, altura da Rua 70, em Maricá, durante a manhã desta segunda-feira (19). De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, o animal teria colidido com uma rede de pesca, o que causou preocupação mediante a possibilidade da baleia se prender ao objeto.

Segundo o biólogo marinho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Leão, durante esta época do ano as baleias-jubartes estão migrando das ilhas subantárticas para a costa brasileira. O especialista esclarece ainda que o animal não estaria "buscando peixes na rede".

"O comportamento do animal que aparece no vídeo é um comportamento típico da espécie na época de reprodução. Elas não comem peixes grandes e se alimentam muito pouco durante este período. Além disso, as baleias-jubartes, na área de alimentação, apresentam muitos comportamentos aéreos, tais como batidas de cauda e de nadadeira peitoral (imagem), batida de cabeça e saltos".

Rodrigo Leão, biólogo

Além disso, Rodrigo informa também que com o aumento da população das jubartes, a cerca de 10% ao ano, essas vistas estão se tornando cada vez mais comuns. No entanto, ele alerta que muitas baleias acabam sim ficando presas em redes de pescas, e que esse problema tende a aumentar na medida em que a população cresce.

"O aumento nos incidentes com redes de pesca acabam sendo uma boa notícia, um indicativo adicional de que a população está crescendo. Por outro lado, os incidentes representam um inconveniente a mais para os pescadores e um desafio, inclusive para os cientistas, uma vez que ainda não temos estratégias para minimizar o problema", finalizou o biólogo.

< Revelada a tabela da Série B1 do Carioca; São Gonçalo no Grupo A Após acidente trágico, jogo entre Fluminense e Cerro Porteño é adiado <