Cidades

Vigilância Ambiental programa ações de sanitização em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Vigilância Ambiental programa ações de sanitização em São Gonçalo
Vigilância Ambiental segue com sanitização da região. Foto: Ascom São Gonçalo

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo segue com o programa de sanitização contra o coronavírus por toda a cidade.

Semanalmente, o serviço contra a proliferação da Covid-19 acontece nas ruas do bairro, prédios públicos e Centro de Tradições Nordestinas. O setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria aponta onde está o maior número de casos e a Vigilância em Saúde Ambiental define os bairros para a sanitização.  

A sanitização contra a proliferação do coronavírus e o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, acontece diariamente. Ao todo, 22 motofogs percorrem todas as vias do município no controle do coronavírus. Outras 10 são usadas para o controle de arboviroses.

Nas unidades de saúde, hospitais e Centro de Tradições Nordestinas é usado o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em água, que é aplicado por um veículo picape equipado com uma motobomba acoplada. As ruas são sanitizadas com o quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina.

O quaternário de amônia tem a função desinfectante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação do produto rompe a cápsula do coronavírus e o elimina do ambiente, reduzindo o contágio entre a população.

As motofogs são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A tecnologia permite identificar a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

Programação Sanitização:

Segunda-feira (29): Patronato, Vila Candoza, Brasilândia, Neves e Porto do Rosa

Terça-feira (30): Gradim, Coelho, Rosane/Vila Iara, Venda da Cruz e Itaoca

Quarta-feira (31): Porto da Madama, Colubandê, Vista Alegre, Tenente Jardim/Morro do Castro e Mutuá

Quinta-feira (1°): Porto Velho, Barracão, Guarani, Engenho Pequeno e Mutuaguaçu

Sexta-feira (2): Camarão/Porto Novo, D. Eliane/D. Ideia, Boaçu, Zumbi/Pita e Mutuapira/C.Sul

< Após vitória, Hamilton revela desejo de vir ao Brasil este ano Perdendo até os 44 do segundo tempo, Botafogo vira e vence no Carioca <