Recurso negado
Viradouro ganha título sem punição da Liga das Escolas de Samba
Escolas alegaram excesso de integrantes na comissão de frente
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) negou nesta quinta-feira (15) o recurso apresentado pelas agremiações Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor contra a vencedora do Carnaval do Rio 2024, a Viradouro.
Segundo as escolas, o número de integrantes da comissão de frente da escola de Niterói ultrapassou 15 componentes. De acordo com o regulamento da Liesa, não é permitido exibir mais de 15 integrantes ao mesmo tempo na comissão.
Leia+: Pra vitória da Viradouro! Niterói é campeã do carnaval
Leia+: Saiba como funcionou 'truque' da serpente no desfile da Viradouro
Leia+: Veja a pontuação de cada escola de samba do Grupo Especial
O regulamento, no entanto, permite um número superior a esse limite, desde que os integrantes se alternem durante a apresentação, ou seja, somente 15 em momentos distintos.
Mesmo se o recurso tivesse sido aceito, a Viradouro continuaria sendo campeã do Carnaval deste ano, uma vez que a punição prevista seria de meio ponto pelo excesso de componentes na comissão. A vermelho e branco de Niterói ficou 0,7 pontos à frente da Imperatriz, segundo colocada.
"Após análise dos vídeos e fotos, foi constatado que durante todo o desfile ou apresentação da comissão de frente da Unidos do Viradouro, não existiram de forma aparente ou em cena mais de 15 integrantes que pudessem ensejar a penalidade. Cabe destacar, ainda, que a referida agremiação sagrou-se campeã com uma diferença de 0,7 décimos, o que faria uma eventual punição de 0,5 décimos tornar-se inócua", disse em nota a Rio Carnaval.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!