Próxima terça

Visita à Ilha da Boa Viagem é suspensa após temporal em Niterói

Segundo a Neltur, a decisão foi uma medida de segurança

O local foi reaberto à visitação no dia 23 de setembro deste ano
O local foi reaberto à visitação no dia 23 de setembro deste ano |  Foto: Lucas Alvarenga
 

A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) informou que a visita à Ilha da Boa Viagem foi suspensa na próxima terça-feira (21) por medida de segurança. O órgão disse que tomou esta decisão devido à forte chuva e ventania que ocorreu em toda a cidade, na noite de sábado (18).

A Prefeitura reabriu o local à visitação no dia 23 de setembro deste ano, após uma grande obra de recuperação custou R$ 5,5 milhões aos cofres públicos. As intervenções recuperaram as edificações da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo.

A história da Ilha da Boa Viagem começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico. Registros históricos apontam o ano de 1702 como marco do início da construção do fortim, que tinha entre cinco ou seis peças de artilharia.

Já o casarão, conhecido como castelo, foi construído na década de 1940 e abrigou a sede dos Escoteiros do Mar. O local é parte do patrimônio arquitetônico histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Mais informações sobre o agendamento das visitações podem ser conferidos no WhatsApp: (21) 3611-3828 ou no site www.even3.com.br/visitacao-ilha-da-boa-viagem391913. 

< Vai piorar! Além de luz, pode faltar água em bairros de Niterói Guia turístico morre após ser atingido por raio na Pedra da Gávea <