Cidades

Votação sem aglomeração em Niterói e São Gonçalo

Colégio Estadual Henrique Lage, no Barreto. Foto: Marcelo Tavares

Os pontos de votação em Niterói e São Gonçalo tiveram movimentação tranquila nas primeiras horas da manhã deste domingo (15). Os portões foram abertos às 7h, uma hora mais cedo que os outros anos, com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido a pandemia do novo coronavírus.

No Colégio Estadual Henrique Lage, no Barreto, Zona Norte de Niterói, até às 7h40 poucos eleitores tinham comparecido. Apesar disso, já era possível encontrar pessoas sem máscaras sendo orientadas a colocar o equipamento de segurança para entrar na seção eleitoral.

Segundo um mesário, que preferiu não se identificar, às 7h30 "o movimento é tão fraco que não chega nem a formar filas".

Já na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no bairro do Paraíso, em São Gonçalo, já era possível encontrar pequenas filas. No entanto, os eleitores respeitaram o distanciamento e as medidas adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus, como a higienização das mãos com álcool em gel.

Horário especial

Eleitores acima de 60 anos; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e grupos de risco para a Covid-19; estão sendo orientadas, pela Justiça Eleitoral, a votar no horário preferencial, que é de 7h às 10 horas.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Paraíso. Foto: Marcelo Tavares

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliou o horário de votação em uma hora (7h às 17h) por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é evitar aglomerações neste domingo (15).

Policiamento

O esquema de segurança das eleições municipais deste ano no Rio conta com oito mil integrantes da Polícia Civil e 22 mil da Polícia Militar (PM) nos 92 municípios do estado.

De acordo com o comandante da PM, coronel Rogério Figueiredo, o objetivo é dar total segurança em todos os locais de votação, além de garantir o policiamento dos municípios, bairros e vias que dão acesso a esses lugares.

Rogério ressaltou ainda que haverá policiamento em áreas "sensíveis", como no município de São Gonçalo, no Jardim Catarina e Salgueiro, na comunidades do Chapadão, da Pedreira, do Complexo do Alemão e da Maré, na Zona Norte do Rio.

O que é permitido?

No dia da votação, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com foto e número de candidato, desde que como manifestação individual e silenciosa da preferência.

O eleitor pode levar para a cabine de votação uma "cola" (lembrete) com os números dos candidatos escolhidos. A legislação também permite a manutenção da propaganda que tenha sido divulgada na internet antes do dia da eleição.

Ainda no dia da votação é permitido que, nos crachás dos fiscais partidários, constem o nome e a sigla do partido político ou da coligação a que sirvam, mas é proibida a padronização do vestuário.

O que não é permitido?

Pela legislação eleitoral, no dia da votação, é proibido divulgar qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos.

Também não são permitidas, até o término do horário de votação, aglomerações de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; além de abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e distribuição de camisetas.

Constam ainda na lista de proibições no dia da votação o uso de alto-falantes, amplificadores de som; a realização de comícios, carreatas e o uso de qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitores ou a propaganda de boca de urna; o derrame de santinhos e outros impressos nas seções eleitorais ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet.

Estado do Rio de Janeiro

Terceiro maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro tem 12.455.822 eleitores cadastrados para decidir o pleito em suas 92 cidades, nas quais mais de 25 mil candidatos concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.  

Mais de um terço desses eleitores está na capital fluminense, que tem 4.851.887 votantes. Ao redor da cidade do Rio de Janeiro, concentra-se outra parte expressiva do eleitorado do estado, em cidades como São Gonçalo, que tem 663 mil eleitores, Duque de Caxias, com 658 mil, e Nova Iguaçu, com 586 mil.

No interior, o município com mais eleitores é Campos dos Goytacazes, com 360 mil, mas há cidades de tamanhos variados, incluindo Macuco, que tem o menor eleitorado do estado, de 7.116 pessoas.

Entre os mais de 25 mil candidatos aptos a concorrer nos municípios fluminenses, 543 buscam a reeleição, sendo 37 prefeitos, 14 vice-prefeitos e 492 vereadores.

Para a realização da eleição no estado, foram convocados 119.455 mesários, 65% deles são mulheres e a maior parte está na faixa etária de 25 a 39 anos.

< Bolsonaro embarca para votar no Rio de Janeiro Auxílio emergencial liberado para nascidos em setembro <