Saúde

Hospital Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, inaugura ala pediátrica

Unidade passa a contar com 50 leitos a partir de julho

Objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que a unidade funcione como retaguarda para transferências de pacientes das emergências da Baixada Fluminense
Objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que a unidade funcione como retaguarda para transferências de pacientes das emergências da Baixada Fluminense |  Foto: Divulgação
  

O Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, passará a ter 50 leitos de pediatria a partir de 1º de julho - 30 de enfermaria e 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes serão encaminhados pela Central Estadual de Regulação. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é que a unidade funcione como retaguarda para transferências de pacientes das emergências da Baixada Fluminense.

- Eu estou muito orgulhosa e com o coração muito feliz por saber que o Estado está entregando estes leitos. Como mãe, sei o quanto queremos nos sentir seguros dentro de um hospital. E o mínimo que seja oferecido não só um conforto, mas também uma estrutura com equipamentos de qualidade.  Agora, a população não precisa sair da região para ter atendimento – afirmou a primeira-dama do Estado,  Analine Castro, ao lado de funcionários e do deputado Federal Dr. Luizinho. 

A secreraria estadual também vai ampliar o número de leitos de UTI adulto. Com a abertura de mais 10 leitos, a unidade passa a ter 100 leitos de terapia intensiva. O hospital conta ainda com outros 150 leitos de enfermaria adulta.

- É um prazer enorme estar inaugurando esses leitos e ampliando a capacidade do hospital. Isto é um ganho enorme para a saúde pública do Rio de Janeiro. Esses leitos vão suprir as necessidades não só da Baixada Fluminense, mas também de todo o restante do estado – disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Médica especializada em terapia intensiva pediátrica, a subsecretária de Atenção à Saúde Fernanda Filho reforçou a importância da entrega desses leitos para a assistência à saúde das crianças no estado. 

- A ala pediátrica está  sendo aberta num momento fundamental, de aumento de casos respiratórios, em que nossas crianças estão precisando muito desses leitos de internação – concluiu ela. 

Inaugurado em 3 de abril de 2021, o Hospital Estadual Dr Ricardo Cruz funcionou como uma das principais unidades de tratamento da Covid-19 durante os momentos mais críticos da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico, a unidade, administrada pelo Instituto Ideas em parceria com Giverno do Estado, teve os leitos revertidos a tratamentos de outros quadros clínicos.

< Pescadores retiram lixo flutuante de praias e manguezais Ex-deputado Arthur do Val é agredido no Paraná; veja vídeo <