Torniquete

Ação contra roubo de carga tem presos e carros apreendidos

Polícia atua no Complexo do Chapadão, na Zona Norte

A ação visa a combater facções criminosas que realizaram roubos de veículos e cargas
A ação visa a combater facções criminosas que realizaram roubos de veículos e cargas |  Foto: Reprodução
 

Pelo menos 12 homens foram presos e 23 veículos apreendidos em mais uma operação 'Torniquete' no Complexo do Chapadão, nesta sexta-feira (15). A ação, feita por agentes das Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis e de Cargas (DRFA e DRFC), visa a combater as facções criminosas que realizaram roubos de veículos e cargas em diversos pontos do Rio. 

No Chapadão, está localizada uma base operacional da facção conhecida como Comando Vermelho. Os membros dessa facção fornecem armamentos para a prática desses roubos de carga e veículos que ocorrem na Baixada Fluminense, na Barra da Tijuca, no Recreio e em bairros das outras regiões do Rio, incluindo Zonas Norte, Sul, Oeste e Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo. 

Após os crimes, os produtos do roubo são levados para o Chapadão e para outras comunidades comandadas pela mesma facção. 

Dentro dessas comunidades, ainda ocorre, segundo o levantamento da polícia, o armazenamento e a revenda das cargas roubadas, clonagem de veículos, revenda dos veículos para a compra de armas e drogas, desmanches dos carros, uso de veículos roubados para o deslocamento da quadrilha para cometer outros crimes e o sequestro das vítimas que são mantidas em cativeiro na comunidade até realizarem transferências bancárias de alta quantia para os bandidos. 

Os policiais que tentam adentrar nessas comunidades sofrem com o forte armamento desses bandidos. 

Em uma das ações dos bandidos, em maio de 2023, um motorista foi feito de refém após os bandidos roubarem o seu caminhão no Chapadão. Em outra, que ocorreu em abril deste ano, uma idosa de 72 anos foi arrastada por 400 metros após ficar presa em um cinto de segurança durante um roubo que ocorreu na Pavuna. 

Diversos foram os dados de inteligência obtidos durante a investigação. A operação conta ainda com o apoio de outras especializadas, além da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

< Motociclista cai e morre na hora na RJ-106, em Maricá Moradores de São Paulo sentem tremores de terra; vídeo <