Riscos
Ação desvenda insalubridade em mercado de carnes do Ceasa
Nove toneladas de alimentos foram descartados durante ação
Na manhã da terça-feira (28), uma operação fiscalizatória deflagrada em um mercado de carnes localizado no Centro de Abastecimento do Rio (Ceasa) de Irajá, na Zona Norte do Rio, resultou no descarte de nove toneladas de alimentos vencidos e impróprios para o consumo.
A ação tinha como objetivo verificar o descumprimento da interdição total do estabelecimento, imposta após uma fiscalização realizada em setembro de 2022, além de investigar denúncias sobre a comercialização deliberada de produtos vencidos e impróprios para o consumo humano.
Ao adentrarem o local, os agentes da Decon (Delegacia do Consumidor), depararam-se com a presença de diversos vetores de doenças entre os estoques de alimentos.
Durante a inspeção no açougue, foram encontrados produtos manipulados sem especificação de origem e validade. Na câmara fria, os policiais descobriram toneladas de alimentos vencidos, alguns há mais de dois anos, misturados a produtos dentro do prazo de validade.
Após a confirmação das irregularidades pelos peritos, todo o material impróprio para o consumo humano, totalizando nove toneladas e meia de alimentos, foi descartado.
O gerente do estabelecimento foi preso em flagrante pela prática de crime contra as relações de consumo de forma dolosa, cuja pena pode variar de 2 a 5 anos de detenção. Ele permanecerá sob custódia à disposição da justiça.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!