Procurado

Advogado responsável por deixar 'cartas de bomba' é identificado

José Raimundo Muniz mora na Zona Sul de Niterói

Advogado não teria aceitado punição emitida pelo órgão
Advogado não teria aceitado punição emitida pelo órgão |  Foto: Reprodução

A Polícia Civil confirmou a identidade do advogado responsável por deixar falsas cartas de bombas espalhadas pela sede da OAB-RJ, no Centro do Rio, na última quarta-feira (15). Após uma varredura, nenhuma bomba foi encontrada no local. Segundo as investigações, o advogado José Raimundo Rabêlo Muniz não teria aceitado a punição do Conselho de Ética do órgão.

Na quinta (16), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do advogado, que mora em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói. Na residência, foram apreendidos celular, computador, notebook e documentos, pertencentes ao advogado.

José Raimundo Muniz foi punido horas antes do anúncio da falsa bomba pelo Conselho de Ética do Ordem, acusado de ter ficado com o dinheiro de um de seus clientes. Como punição, o homem foi suspenso das suas atividades por dois meses.

Leia+: Polícia vai a casa de advogado suspeito de escrever 'carta-bomba'

Ainda de acordo com a Polícia, "a motivação seria a insatisfação do advogado por estar respondendo a processo disciplinar perante a Comissão de Ética e Disciplina da OAB e ter sido suspenso por seis meses da atividade advocatícia, pela acusação de apropriação indevida de dinheiro de um cliente".

Em nota passada para o portal "G1", a OAB-RJ informou que "recebe com tristeza a notícia de que o responsável pela ameaça de bomba é um advogado. As medidas ético-disciplinares serão tomadas pelo Tribunal de Ética e Disciplina da entidade".

Durante a tarde de quinta-feira (16), as testemunhas começaram a prestar depoimento na distrital.

< Capa do dia 17/02/2023 Mais de 4 mil participam do Bloco das Carmelitas, no Rio <