Compartilhadas

Alunos são suspeitos de usar IA para fazer montagem de colegas nuas

Pais de estudantes de colégio no Rio denunciaram caso à polícia

As investigações estão a cargo da 16ª DP (Barra da Tijuca)
As investigações estão a cargo da 16ª DP (Barra da Tijuca) |  Foto: Karina Cruz

Alunos do Colégio Santo Agostinho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, são suspeitos de usar inteligência artificial (IA) para fazer uma montagem de nudes de alunas e compartilhar no WhatsApp. A Polícia Civil investiga o caso, após os pais das meninas procurarem a 16ª DP (Barra da Tijuca) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

As suspeitas recaem sobre estudantes do 7º e 9º anos, que teriam usado a IA para retirar a roupa das fotos das alunas e postar nas redes sociais. Eles usaram um programa baixado na deep web e fizeram algumas alterações, e logo depois compartilharam as imagens alteradas.

De acordo com o site “G1”, o delegado responsável pela delegacia não informou se a investigação envolve menores, no entanto, ele disse que a direção da escola foi chamada para prestar depoimento.

Os estudantes envolvidos podem responder por fato análogo à simulação e participação de crianças ou adolescentes em cenas de sexo explícito ou pornografia com adultureção, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual.

Através de uma nota, a Polícia Civil informou que "a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) instaurou procedimento para apurar os fatos. Todos os envolvidos estão sendo chamados para serem ouvidos na especializada. Diligências seguem para identificar a autoria do crime e esclarecer o caso”.

O Colégio Santo Agostinho emitiu uma nota endereçada aos pais das alunas. A situação foi classificada como “lamentável”, e a instituição afirmou ainda que "tomadas as medidas disciplinares aplicadas aos fatos cometidos”.

Escola emitiu uma nota sobre o caso
Escola emitiu uma nota sobre o caso |  Foto: Reprodução

O que é deep web?

A “deep web” é uma parte oculta e de difícil acesso na internet, é conhecida como “internet profunda”, ficando na parte “invisível” das barras de pesquisa comuns na web. Aqueles que acessam precisam ter um conhecimento extenso de como entrar, pois o local é conhecido por conter muitos conteúdos fora do controle do governo envolvendo tráfico de drogas, grupos de ódio e até pedofilia.

< Menina fica pendurada e cai de roda gigante em movimento; vídeo Festival celebra cultura afro-brasileira em São Gonçalo <