Polícia

Ameaça de nova guerra entre facções acende sinal de alerta em SG

Imagem ilustrativa da imagem Ameaça de nova guerra entre facções acende sinal de alerta em SG
Complexo da Alma pode sofrer nova guerra entre facções. Foto: Lucas Benevides

Pouco mais de cinco meses após terem sido expulsos do Complexo da Alma, divisa entre os bairros Coelho e Amendoeira, em São Gonçalo, traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) estariam planejando uma nova invasão na localidade, que é conhecida como a “Terra Prometida”, no segundo município mais populoso do Estado do Rio de Janeiro. A ameaça de uma nova guerra entre facções rivais acendeu o sinal de alerta na Polícia Militar, que vem reforçando o policiamento na região com agentes do Batalhão de São Gonçalo (7°BPM).

De acordo com informações coletadas pela polícia na última semana, criminosos armados, com apoio de traficantes do Rio de Janeiro, estariam planejando uma invasão ao Complexo da Alma, o que teria chegado aos “ouvidos” da Polícia Militar através de cruzamento de dados de inteligência. Segundo os investigadores, a área é de extrema importância para a facção, já que a mesma foi expulsa de São Gonçalo e Niterói após perder o controle do tráfico do Santo Cristo, no Fonseca, e no Morro do Estado, no Centro de Niterói, nos últimos meses.

De acordo com o comandante do 7°BPM, Tenente-coronel Aristheu de Goés, foi montado um plano de reforço do policiamento na região desde o feriado de 12 de outubro com o intuito de evitar conflitos que possam prejudicar o direito de ir e vir do cidadão de bem.

“Não podemos aceitar que a população de bem fique no meio do fogo cruzado entre meliantes. Toda e qualquer movimentação criminosa será reprimida pelo Batalhão de São Gonçalo, respeitando a limitação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Tenente-coronel Aristheu de Goés

Em meados do mês de agosto, um áudio feito por um traficante do TCP circulou nas redes sociais e já “avisava” sobre uma suposta invasão do segundo maior grupo criminoso do Estado do Rio. Na mensagem, o bandido ameaça os rivais e prometia uma invasão no conjunto de comunidades.

“Vocês vão ver quando eu entrar aí, vou matar todo mundo. Não tem essa de morador. Não tenho família aí, pra mim não interessa. Não adianta falar que é morador, vai ser só tiro na cara. Tu vai ver o que eu vou fazer com esses ‘crias’ aí, tu vai ver. E outra, não adianta correr pro Bichinho e pro Anaia, a tropa é grande. Nós só vamos parar no Anaia, o projeto é grande”.

Traficante do TCP

Complexo da Alma: a terra prometida e sua guerra

Nos últimos meses, a rotina de 'guerra' entre criminosos do Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro virou uma espécie de “rotina” de moradores do Complexo da Alma, que saíam de casa tensos e com medo de invasões de criminosos. Entretanto, após a invasão do CV, em março deste ano, que contou com forte investimento da facção com apoio de “soldados” de São Gonçalo e Niterói, os tiroteios diminuíram.

Um dos relatos que mais chamou a atenção nos últimos meses foi quando um morador da região fez um publicação em uma rede social demonstrando saudades de um período mais calmo na região.

“Maior sdds de chegar no Complexo da Alma ver os morador que me abraçaram, dar aquele giro 360 na favela pra ver geral que me amarro. Chegar lá na Vila Candoza pagar um guaraná pras criançadas na pracinha e depois parar de cria pra tomar umas cervejas e seguir o dia de paz”, diz o post.

Segundo agentes da Delegacia do Rio do Ouro (75ªDP), distrital que investiga a área, a queda no número de tiroteios acontece em razão do aumento de policiamento naquela região, feita em conjunto com a Polícia Militar. Os civis informaram que seguem monitorando toda e qualquer movimentação criminosa naquela localidade.

< Lançamento de Anitta com Saweetie ultrapassa a Adele nas mais baixadas dos EUA Perseguição termina com capotamento e prisão em São Gonçalo <