Criminosos
Assaltantes aterrorizam pedestres na Zona Sul do Rio
Disque Denúncia divulgou um cartaz à procura do trio

O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou nesta quinta-feira (20) um cartaz com informações para auxiliar as investigações da 15ª DP (Gávea) na busca por três criminosos ligados a uma quadrilha especializada em roubos e furtos de celulares na Zona Sul do Rio. Os procurados são Gabriel Freitas dos Santos, conhecido como “Gordo Preto”, de 28 anos; Pedro Henrique da Silva Vitalino, vulgo “Pedro Piloto”, de 25 anos, apontado como líder do grupo; e Vitor Leandro de Souza, o “Choquito”, de 28 anos.
Segundo a investigação, o grupo atua utilizando motocicletas e é oriundo do Complexo do Lins, na Zona Norte, onde movimenta um mercado paralelo com dados bancários roubados das vítimas. Os criminosos abordavam pedestres e motoristas em bairros como Jardim Botânico, Gávea e Lagoa, exigindo celulares, senhas e joias. Em seguida, os aparelhos eram levados a pontos específicos para que os dados fossem repassados a outros membros da quadrilha.
A 15ª DP (Gávea) informou que a quadrilha possui ligação com o Comando Vermelho (CV) e realiza compras online, transferências via Pix e outros pagamentos ilegais com os dados obtidos. As joias roubadas eram revendidas a ourives do Complexo do Lins ou usadas pelos próprios criminosos em redes sociais para ostentação.
A delegada titular, Drª Daniela Terra, destacou que o esquema gera grande volume financeiro diário. “Esse ciclo, roubo e furto de celulares, uso de dados das vítimas, compra e revenda de mercadorias obtidas de forma ilícita, é o que garante um fluxo de dinheiro diário grande para as organizações criminosas”, explicou.
Na última quarta-feira (19), seis integrantes da quadrilha foram presos: Andreia Cajado Moura, Bruna Alves Coelho, Luiz Carlos dos Santos Moraes, Marcos Eduardo Gonçalves Lima, Rodrigo de Almeida Silva e Yandra Rafaela Moura de Souza.
Os três procurados restantes possuem mandado de prisão preventiva expedido pela 40ª Vara Criminal da Capital pelos crimes de furto e roubo qualificado, e são considerados foragidos.
Canais de denúncia
O Disque Denúncia pede que, quem tiver informações sobre os envolvidos na morte do policial militar, favor entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento: (021) 2253 1177 ou 0300-253-1177; WhatsApp Anonimizado: (021) 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa) ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




