Polícia

Bairro do Rio ganha unidade de policiamento

Imagem ilustrativa da imagem Bairro do Rio ganha unidade de policiamento
|  Foto: RAFAEL CAMPOS
Unidade no bairro histórico, turístico e com forte atividade comercial e comunitária é a 31ª em atuação no estado. Foto: Rafael Campos

O governador Cláudio Castro (PL) inaugurou, neste sábado (6), um núcleo do programa de policiamento de proximidade Bairro Seguro em São Cristóvão. A unidade no bairro histórico, turístico e com forte atividade comercial e comunitária é a 31ª em atuação no estado, com policiamento 24 horas por dia. Com base na Rua Campo de São Cristóvão, 122, o programa mantém três viaturas em patrulhamento em contato permanente com a comunidade.

"É o estado voltando a chegar na população. É o estado voltando a entregar o serviço público e a garantir aquilo que é a sua obrigação. Infelizmente, durante a crise política e financeira, o estado tinha perdido essa capacidade. Hoje estamos devolvendo isso à população. E em São Cristóvão, que é um bairro histórico e turístico, precisava há algum tempo desse reforço na segurança pública. É importante que a população volte a frequentar o seu lugar, que é maravilhoso, e a gente tem que dar todo esse suporte", ressaltou o governador Cláudio Castro.

Programa de segurança pública estratégico do governo do estado, o Bairro Seguro aproxima os policiais militares do núcleo com a comunidade local – moradores, comerciantes, turistas e representantes das entidades civis.

A comerciante Jeniffer de Freitas Rezende, de 21 anos, que trabalha há cinco na Feira de São Cristóvão, comemorou a instalação do programa no bairro.

"O aumento de segurança na região vai aumentar o fluxo de clientes na feira. E também vamos ficar mais seguros na nossa ida e volta pro trabalho. Era o que a gente precisava", comentou ela.

Uma equipe de policiais militares capacitados está à disposição para ouvir as demandas de moradores, comerciantes  e turistas locais.

"Essa é uma nova filosofia que busca integrar o policiamento à comunidade. É uma troca constante de informação e busca pela resolução de problemas, então, o maior objetivo é aproximar a polícia da Comunidade para colher resultados - explicou o cel Luiz Henrique Pires Marinho, secretário de estado da Polícia Militar.

Programa

Inédito no país, o Bairro Seguro foi lançado oficialmente em junho e já funcionava experimentalmente desde novembro do ano passado em duas áreas da Zona Oeste: no entorno da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, e em Sulacap. A partir de junho com a primeira fase da estrutura montada, outras áreas foram incluídas: Urca, Cachambi, Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Itaipuaçu, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Magalhães Bastos/Mallet,  Penha, Olaria, Jardim Guanabara, Portuguesa, Leme, Ramos, São Conrado, Barra, Américas, Marapendi,  Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá, Campo Grande I, Campo Grande II, Pavuna e  Vila da Penha.
Antes de São Cristóvão, o bairro mais recentemente contemplado com o programa foi Santa Teresa.

< Ministro é convocado para falar sobre crise hídrica Bienal do Livro no Rio terá presença de escritores estrangeiros em dezembro <