Insegurança

Bandidos rendem mãe e filha na porta de casa em Niterói; vídeo

Moradores estão com medo da rotina de violência na região

Moradores dizem que ruas estão cada vez mais desertas
Moradores dizem que ruas estão cada vez mais desertas |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Moradores do bairro Pé Pequeno, em Niterói, estão vivendo momentos de medo e insegurança. Na última segunda-feira (7), uma mulher e a filha, adolescente, foram vítimas de um assalto durante a madrugada. Tudo foi flagrado por câmeras de segurança da rua Itaguai. 

Nas imagens, registradas por volta de 5h44, as vítimas aparecem desembarcando de um veículo de aplicativo, já no portão de uma residência, elas são abordadas por dois homens em uma moto. 

Um dos suspeitos aponta uma pistola e proíbe que as mulheres entrem na casa. Ele aborda o motorista do veículo e rouba os pertences dos três, deixando o automóvel.

De acordo com moradores do local, as vítimas não moram na rua, mas toda manhã a mãe deixa a adolescente na casa de um parente próximo para ir trabalhar. Foi então que o crime aconteceu.

"A mãe deixa aqui para a vizinha levar ela para escola, então elas não são moradoras daqui, elas frequentam. Nisso, vieram os bandidos, antes eles já tinham feito um roubo de duas pessoas na outra rua", conta o aposentado Paulo Silva, de 60 anos.

  

Foram as câmeras de Paulo que flagraram o crime. Segundo o aposentado, os dois acusados fizeram um arrastão na rua, roubando oito pessoas. 

"A gente busca preservar isso aqui, estamos tentando fazer caminhadas aqui, tentando ocupar essas ruas que ficaram desertas por causa do medo. Hoje já tem um grupo grande de senhores que andam por aqui, crianças. Há a necessidade de uma vigilância maior", aponta. 

O caso foi registrado na 78° DP (Fonseca), e as investigações estão em andamento para localizar os autores do crime. 

Policiamento

A Polícia Militar informou que o 12°BPM (Niterói) distribui os esforços do policiamento ostensivo com foco nos dados apontados pela mancha criminal, visando coibir e prevenir práticas delituosas.

"Cabe destacar que já  existe  um patrulhamento  voltado exclusivamente para a área de atuação da unidade  nos horários de pico de deslocamento de veículos, modais de transporte e pedestres, com emprego destas equipes policiais visando maior mobilidade", diz a nota.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12ºBPM, o indicador  total de roubos registrou queda de 11%  quando comparados os períodos janeiro-junho de 2023 e janeiro-junho de 2022.

A Polícia Militar ressaltou ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando nossas equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Eles destacaram que os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.

< Veja quem são os militares do Rio mortos em queda de helicóptero Vídeo: atingido por aparelho em academia senta pela primeira vez <