Segurança

'Botão de Emergência' da Uber e PM chega a Niterói e São Gonçalo

Ferramenta já funcionava na Baixada e na capital

Botão comunica diretamente a PM
Botão comunica diretamente a PM |  Foto: Arquivo - Enfoco
  

A ferramenta "Botão de Emergência", uma parceria entre a Polícia Militar e a empresa de transporte por aplicativo Uber, começou a funcionar, nesta primeira semana de outubro, em cidades da Região Metropolitana do estado, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. 

A informação foi divulgada pela PM nesta quarta-feira (5). A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança para passageiros e motoristas, e já estava em funcionamento para as corridas realizadas nas cidades da Baixada Fluminense e na capital.

"A partir de agora, o botão 'Emergência 190' já está disponível na tela do celular de passageiros e motoristas parceiros da empresa de transporte de aplicativo, assim que a corrida for confirmada", disse a PM em nota.

Botão tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e passageiros
Botão tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e passageiros |  Foto: Reprodução
  

A parceria entrou em operação também nas cidades de Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. 

Para acionar o botão de emergência, o usuário deve:

- Procurar a aba "Recursos de Segurança";

- Clicar em "Emergência 190";

Deslizar o dedo no campo indicado para mandar o alerta.

Como funciona?

O sistema compartilhado entre as duas instituições permite que um usuário ou motorista parceiro da Uber utilize o botão “Ligar para a Polícia" do aplicativo, estabelecendo ligação instantânea com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência. 

Toda vez que o botão for acionado, os operadores do Serviço 190, subordinado ao Cecopom, recebem a localização do veículo em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Segundo a Uber, isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente.

Todas as informações – do veículo, do usuário e do motorista – são expostas na tela do computador do operador de plantão 24 horas por dia. 

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