Segurança
Botão do pânico: Uber e PM do Rio renovam parceria; entenda
Aplicativo expandiu iniciativas semelhantes para outros estados
A renovação da parceria entre a Uber e a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi assinada na terça-feira (10), em cerimônia no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar.
O acordo prevê a continuidade da integração tecnológica do botão de "Ligar Para a Polícia" com o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos de emergência no estado.
Com o sistema, sempre que o botão de emergência é acionado por usuários ou motoristas parceiros, os operadores do Serviço 190 recebem em tempo real a localização do veículo e os dados da viagem de origem. A tecnologia permite que as informações sejam transmitidas automaticamente, eliminando a necessidade de detalhamento verbal durante a chamada, otimizando o tempo de resposta.
Além da manutenção dessa funcionalidade, o novo acordo estabelece a ampliação de campanhas de conscientização sobre segurança, em colaboração com o órgão policial. Desde o início da parceria, em 2022, foram registrados 1.259 acionamentos pelo sistema no Rio de Janeiro, dos quais 230 resultaram em ocorrências policiais, segundo o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
A integração tecnológica no Rio de Janeiro foi pioneira no Brasil. Desde então, a Uber expandiu iniciativas semelhantes para outros estados, como Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia, além de atuar em mais de 1.200 cidades nos Estados Unidos e em outros países como México, Canadá e África do Sul.
Representantes da Uber destacaram a importância da colaboração para a segurança pública. Pedro Santos, gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil, afirmou que a iniciativa reforça a agilidade no atendimento a emergências.
“O Rio de Janeiro foi pioneiro nessa integração, e esperamos ampliar a iniciativa para outros estados brasileiros”, disse.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!