Investigação
Braço direito do tráfico de Minas é presa em operação no RJ
Mulher era responsável por ocultar recursos financeiros e bens
Uma mulher foi presa nesta quarta-feira (27) nos morros do São Carlos e da Mineira, no Centro do Rio, durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) em apoio ao Ministério Público de Minas Gerais. Contra ela, havia um mandado de prisão por envolvimento com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A operação também resultou na prisão em flagrante de um homem.
As investigações, que duraram dois anos, apontaram o papel estratégico da acusada na estrutura da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). Segundo os agentes, ela era responsável por ocultar recursos financeiros e bens, além de atuar como braço direito de um dos líderes da organização que opera em Minas Gerais.
O chefe da facção, de acordo com a investigação, comandava atividades ilícitas a partir do bairro Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, e tinha influência direta no Morro da Mineira, no Rio.
As autoridades detalharam que a mulher mantinha contato com lideranças do TCP no Rio de Janeiro, traficantes em áreas de fronteira e membros da organização que estão presos. Ela utilizava seus conhecimentos financeiros para realizar transações clandestinas, desviando o dinheiro do tráfico de drogas e dificultando sua rastreabilidade.
Entre as operações financeiras realizadas pela acusada estavam pagamentos de cartões de crédito em nomes de terceiros, transferências bancárias para fornecedores de drogas e o custeio de reformas em imóveis associados ao líder da facção.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!