Crueldade

Cachorro morre depois de levar chute em São Gonçalo

Caso aconteceu nesta quarta-feira (9) em Alcântara

 

Um cachorro acabou morrendo após agredido por um homem, no bairro do Alcântara, em São Gonçalo, na manhã desta quarta-feira (9).

De acordo com comerciantes locais, o animal estava se recuperando de um recente atropelamento e não resistiu depois de ser golpeado com um chute, morrendo em seguida. 

Ainda segundo testemunhas, o animal correu após a agressão, mas acabou caindo na calçada um pouco à frente. 

Um vídeo flagrou o momento do chute. Nas imagens o agressor chega de bicicleta em um estabelecimento. Alguns cães se aproximam, e nervoso com a matilha, ele acaba chutando o animal. O caso aconteceu por volta das 8h desta quarta (9).  

Animais vivem na rua e são cuidados por comerciantes do local.
Animais vivem na rua e são cuidados por comerciantes do local. |  Foto: Karina Cruz
  

O eletricista Roberto Bezerra, de 68 anos, trabalha próximo ao local e cuidava do animal. Ele contou que o cão só tinha seis meses: “Ele foi atropelado na semana do Ano Novo. Os policiais tiraram ele do meio da rua e me deram, eu cuidei dele, como cuido dos outros aqui da rua. Comprei remédio, dei um cantinho pra ele, tratei ele até ficar bom".

Ele só tinha seis meses. Aí o cara foi e bateu, ele não aguentou o chute e morreu nos meus braços, eu chorei Roberto Bezerra, Eletricista que cuidava dos cães.
 

Logo após o cachorro cair na calçada, o eletricista ainda tentou socorrê-lo, mas alega não ter dado tempo de levá-lo ao veterinário. Ainda lamentando a morte, ele contou que já tinha arrumado um dono para o cão e que neste domingo (12) viria buscá-lo. 

O eletricista relata ainda cuidar de mais três cães, conhecidos popularmente como os “vira-latas caramelos”. Roberto trabalha em uma oficina há 26 anos e sempre gostou de animais. 

“O dinheiro que eu compro ração, seria o dinheiro da minha cerveja, mas eu posso salvar uma vida, então eu salvo. Ainda tem uns 14 gatos ali em cima da oficina. Eu dou comida também e coloco água para os outros cachorros de rua”, relata.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, Diogo Alves, pelas imagens não é possível afirmar que o chute tenha sido o fator determinante para a morte do animal,  apesar de confirmar os maus tratos.

“Dependendo do local onde possa ter atingido o golpe, o animal pode ter tido uma hemorragia interna” relatou.

Crime

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. A prática gera pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Prática gera pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.
  

Dentre as condutas que podem se configurar como crimes estão: abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros. Procurada, a Polícia Civil ainda não respondeu se irá investigar o caso.

Denúncia

A Comissão de Proteção Animal de São Gonçalo pede para que as pessoas denunciem casos como esse na Delegacia de Maus tratos. De acordo com o vereador Professor Josemar (PSOL), membro da comissão, a denúncia é fundamental para a identificação do agressor.

"Não existe abrigo para animais de rua na cidade e a política de castração móvel ainda é muito precária no município, essa é uma batalha que estamos travando para diminuir os animais de rua de forma organizada e planejada. Vamos analisar as imagens para ver o que podemos fazer", relatou.

< Criminosos nas mãos da PM após confronto armado em São Gonçalo Família de Durval presta depoimento em delegacia de Niterói <