Bangu

Câmeras estavam desligadas quando presos fugiram de presídio no Rio

Eles seguem foragidos

Os três seguem foragidos
Os três seguem foragidos |  Foto: Portal dos Procurados
 

As câmeras de segurança da Penitenciária Lemos Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu, não registraram a fuga dos presos Jean Carlos Nascimento dos Santos, Lucas Apostólico da Conceição e Marcelo de Almeida Farias Sterque. A informação foi confirmada pelos sete inspetores que estavam de plantão nesta madrugada de domingo (29), quando tudo ocorreu. As câmeras estavam desligadas por causa de um problema na energia elétrica do local. 

Um dos bandidos mais perigosos do Rio está entre os fujões de Bangu 

Presos usaram a famosa 'teresa' para fugir de Bangu 

Em informações prestadas em depoimento, os inspetores afirmaram que "uma forte chuva à noite causou uma queda no fornecimento de energia — restabelecido posteriormente por meio de gerador —, o que, segundo eles, pode ter afetado o sistema de monitoramento da unidade, que não registrou o momento da fuga”. A fuga dos criminosos ocorreu por volta das 3h. 

O caso segue em investigação. “A Seap salienta, no entanto, que tudo isso ainda está sendo investigado pela Polícia Judiciária e que a Corregedoria segue apurando as condutas dos servidores, não sendo possível descartar as hipóteses de negligência ou facilitação de fuga”, afirmou a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

Os traficantes seguem foragidos nesta segunda-feira (30). Até o momento, eles não foram capturados. Quem tiver qualquer informação sobre eles, pode entrar em contato com o Disque-Denúncia pelo número 2253-1177. O anonimato é garantido.

SEAP transfere 15 detentos para Bangu 1 após fuga em unidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) transferiu, neste domingo (29/01), 15 detentos integrantes da facção de Jean Carlos Nascimento dos Santos, Lucas Apostólico da Conceição e Marcelo de Almeida Farias Sterque, custodiados da Penitenciária Lemos Brito.

Desde que tomou conhecimento do ocorrido, a Secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel passou a mobilizar as forças da Seap para apurar as circunstâncias do episódio. Ela conferiu pessoalmente a perícia na penitenciária, determinou a imediata suspensão das visitas e promoveu uma vistoria geral na unidade. Além disso, Maria Rosa colocou a Divisão de Recaptura (Recap) da Polícia Penal na rua em busca dos foragidos e determinou a transferência imediata de Alcimar Pereira dos Santos e Anderson Ribeiro Dias e outros 13 detentos, pertencentes à mesma facção dos foragidos, para o presídio Bangu 1.

Operação na Vintém

Na tarde deste domingo, Inspetores de Polícia Penal e Policiais Militares do 14ºBPM (Bangu) realizaram uma operação na Vila Vintém, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, para verificar possíveis locais onde estariam os foragidos da Penitenciária Lemos Brito.

Durante a ação, indivíduos armados efetuaram disparos contra policiais militares, que reagiram à ação criminosa. Após estabilizar o local, um indivíduo foi localizado ferido e houve apreensão de arma de fogo. O socorro foi feito ao Hospital Municipal Albert Schweitzer.

< capa 300123 Mobi-Rio vai contratar 80 motoristas de articulados no sistema BRT <