Intolerância
Capela é atacada e tem imagem de Jesus quebrada em Niterói
É o terceiro caso em menos de uma semana na cidade
Mais um templo religioso foi atacado e destruído em Niterói. Dessa vez, a capela dos Papas foi invadida na manhã da última segunda-feira (3), em Várzea das Moças. No local, uma imagem de Jesus foi quebrada em pedaços e abandonada em frente ao portão de entrada. É o terceiro caso em menos de uma semana na cidade.
Segundo Leonildo Lima, de 62 anos, um dos representantes do local, o suspeito escapou antes que ele conseguisse chegar, mas acabou deixando um rastro de destruição, já que o muro no qual tentou se pendurar para fugir acabou despencando.
"Minha vizinha me chamou, falando que ouviu um barulho e que uma parte do muro tinha sido derrubada. Eu saí correndo e encontrei o muro derrubado. Quando eu gritei: 'O que está acontecendo aí?', saiu um rapaz, pelo muro vizinho, e correu", relatou.
Logo na entrada, a imagem estava quebrada em diversos pedaços, com uma caixa de fósforo próxima. Para Leonildo, o objeto vai além do valor material.
"Nós somos uma capela que iniciamos há nove anos, tudo que temos é com muito sacrifício. Essa imagem foi uma doação de uma antiga membro dessa capela, é um valor simbólico, é a lembrança que nós iremos guardar dela. Tudo que temos aqui é graças a muita gente", disse emocionado.
Ainda segundo relatos, o suspeito usava máscara, o que impediu sua identificação. Ele também estava em uma bicicleta amarela.
Segundo moradores, o bairro tem registrado ondas de violência, gerando grande medo pela região.
"Tentaram entrar na minha casa, eu vi colocarem a mão por dentro do meu portão, foi então que eu gritei e ele saiu correndo. Esse lugar está perigoso", disse uma moradora que preferiu manter o anonimato.
O registro foi feito nesta terça-feira (4), na 81° DP (Itaipu). Segundo a Polícia Civil, as investigações estão em andamento para identificar a autoria do fato.
Outros casos
Casos do tipo vem sendo recorrentes. Só no último final de semana, a capela Senhora da Teresinha foi invadida duas vezes em Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói. A Santa do templo religioso também foi quebrada.
De acordo com o padre Luiz Cássio Moreira, os suspeitos entraram e quebraram uma parte da imagem de Nossa Senhora do Sorriso, rasgaram adesivos plásticos do velário, local onde as velas são acessas, jogaram pedras nos vidros.
Ele também destacou que moradores de rua costumam urinar nos bancos do local.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!