Crime
Casal é acusado de maus-tratos contra cães na Zona Oeste do Rio
Polícia Civil autuou responsáveis em flagrante
Um casal foi autuado acusado por maus-tratos contra 13 cães, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio, nesta segunda-feira (12).
A ação foi feita policiais civis da 28ª DP (Praça Seca) e ocorreu durante verificação de denúncia no local, com apoio de agentes da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal do Rio.
Durante a inspeção, os agentes encontraram no local os animais em condições extremamente precárias, com sinais de debilidade, doenças de pele e vivendo em um ambiente insalubre.
O quintal onde os cães ficavam estava coberto de fezes e os potes de água estavam vazios, indicando clara negligência e falta de cuidados essenciais.
Crime
De acordo com um censo realizado pelo Instituto Pet Brasil (IPB) em 2021, o número total de animais de estimação nos lares brasileiros alcançou 149,6 milhões.
Apesar do crescente número de pets nos lares brasileiros, o abandono de animais continua aumentando anualmente. Segundo o mesmo levantamento, o país tem quase 185 mil animais abandonados ou resgatados por maus-tratos, atualmente sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores. Desse total, 96% são cães (177.562) e 4% são gatos (7.398).
A lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltrata cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Após a operação da Polícia Civil, os responsáveis foram conduzidos à delegacia e autuados em flagrante por maus-tratos aos animais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!