Logo Enfoco


    Descoberta

    Chefões do tráfico cavam túnel para fugir de presídio no Rio; veja

    Caso aconteceu no Vicente Piragibe, na Zona Oeste da cidade

    Publicado 02/09/2024 às 15:15 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A Seap informou que o túnel estava sendo preparado para uma fuga
    A Seap informou que o túnel estava sendo preparado para uma fuga |  Foto: Reprodução

    A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) revelou, nesta segunda-feira (2), a descoberta de um túnel em construção no presídio Vicente Piragibe, localizado em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O local, que tinha sua entrada na horta do presídio, ainda não estava concluído e não houve fuga de presos.

    A descoberta veio após uma denúncia de que detentos estavam tentando acessar a rede de esgoto para uma possível fuga. Policiais penais da Subsecretaria de Gestão Operacional, com o apoio de equipes de outras unidades prisionais, realizaram um monitoramento que confirmou a escavação.

    A Seap informou que o túnel estava sendo preparado para uma fuga em massa por presos de uma organização criminosa, que estão em regime semiaberto no Vicente Piragibe.

    Entre os detentos envolvidos estão figuras de alta periculosidade, como Márcio Aurélio Martinez Martelo, conhecido como "Bolado da Providência", Bruno Eduardo da Silva Procopio, "Piná", Ilan Nogueira Sales, "Capoeira", e Gilberto Soares Alves, "Caveirinha".

    Uma sindicância foi instaurada pela Seap para apurar os responsáveis pela tentativa de fuga. A secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca, afirmou que todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados por tempo indeterminado. "Certamente, vão retornar ao regime fechado", garantiu a secretária.

    Outro caso

    Esse incidente ocorre na mesma unidade prisional onde, em 2013, 31 presos escaparam através de um túnel semelhante, construído com ferramentas do próprio presídio. A investigação da época concluiu que os detentos tinham autorização para trabalhar nas tubulações.

    Desta vez, o setor de inteligência revelou que mais de 10 líderes do tráfico estavam envolvidos na tentativa de fuga, com seis deles classificados como de altíssima periculosidade.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Bombeiro e galã: salva-vidas carioca vira modelo de grifes famosas

    Próximo artigo
    >

    Detran muda regras para funcionamento de ferros-velhos; saiba quais

    Relacionados em Polícia