Polícia

Cinco mortos e quatro baleados em menos de 48 horas em São Gonçalo

Polícia investiga mortes relacionadas ao crime organizado. Foto: Arquivo / Pedro Conforte

Cinco homens foram mortos e outras quatro pessoas ficaram feridas, entre a manhã de domingo (15) e a noite desta segunda-feira (16), em diferentes bairros de São Gonçalo.

O primeiro caso aconteceu ainda na manhã de domingo (15), quando um homem de 24 anos e uma mulher de 56 foram baleados próximo a um local de votação no bairro Santa Isabel. Segundo a Polícia Militar, os responsáveis pelos disparos seriam traficantes da comunidade da Cafuca, que tinham como alvo policiais, durante uma abordagem na região. As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê. A mulher recebeu atendimento médico e foi liberada, já o homem segue internado em estado estável.

Pouco tempo depois, um conflito armado entre traficantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) deixou um suspeito morto na comunidade Menino de Deus, no bairro Rocha. Uma mulher, de 49 anos, que passava pelo local, foi atingida no abdômen. Ela foi levada para o Pronto Socorro Central de São Gonçalo, no Zé Garoto, onde segue internada em estado de saúde estável.

Já na madrugada desta segunda-feira (16), um cabo da Marinha foi baleado durante uma tentativa de assalto na RJ-104, na altura do Laranjal. Um policial militar que passava pelo local interferiu na ação dos criminosos e trocou tiros com os suspeitos. A vítima foi atingida de raspão na coxa no confronto e foi levada para o Heat, no Colubandê, onde recebeu atendimento médico e já teve alta médica.

Na manhã desta segunda, três homicídios foram registrados nos bairros Galo Branco, Guaxindiba e Mutondo. O primeiro deles na Rua Nestor Moreira, no Galo Branco, onde um homem, identificado como Carlos William Nascimento de 22 anos, foi encontrado morto com marcas de tiro. Ao redor do corpo, segundo a PM, tinham porcos. De acordo com informações preliminares, o homem estaria envolvido na ação que culminou na morte de um suspeito e no ferimento de uma mulher no Menino de Deus.

Já na Travessa Guaxindiba, um adolescente, identificado como Carlos Daniel Fernandes de 17 anos, foi enforcado e morto com um tiro nas costas. Na Travessa Ideal, no Mutondo, um idoso de 63 anos foi morto dentro de casa. A polícia investiga se a vítima foi morta durante uma tentativa de assalto. Uma faca foi encontrada próximo ao seu corpo e a casa estava revirada.

O último caso aconteceu, na tarde desta segunda, no Pacheco. Um homem, identificado como Pedro Itamar Alex Silva Santos de 28 anos, foi encontrado morto na Rua Almerinda Nunes.

Policiais da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) fizeram a perícia das mortes ocorridas em São Gonçalo e estão responsáveis pela investigação dos casos.

Tráfico é responsável por 80% das mortes em SG

Recentemente, o Plantão Enfoco noticiou que cerca de 80% dos homicídios ocorridos em São Gonçalo têm ligação com traficantes de diferentes facções criminosas. De acordo com o delegado da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG), Mário Lamblet, isso ocorre devido a uma intensa guerra pelo controle do tráfico de drogas de comunidades localizadas em variados pontos da cidade.

“Os bairros mais atingidos pela disputa de controle do tráfico de drogas são Amendoeira, Coelho, Almerinda, Jóquei, Vila Candoza e Pacheco - região com criminosos das duas principais facções do Rio, Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) -, que sofre com intensa 'guerra' armada”, disse o delegado.

< Atropelamento deixa mulher ferida no centro de Niterói São Gonçalo aposta em novos nomes na Câmara <