Absurdo!
Cliente é acusada de roubo em loja na Zona Sul do Rio; vídeo
Caso aconteceu em loja da Casa & Vídeo nesta terça (7)
Na tarde desta terça-feira (7), uma mulher foi acusada de roubo dentro de uma loja da Casa e Vídeo na Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, Zona Sul do Rio. O caso foi registrado por uma cliente que estava no local e gravou o momento em que a acusada reagia de forma desesperada.
Sandra Silva de Carvalho relatou que foi abordada pelo segurança da loja, que a acusou de roubar um item. Após a abordagem, ela foi forçada a abrir a bolsa, espalhando os pertences pelo chão.
Em um vídeo gravado por outras pessoas presentes, Sandra afirma: “Quem me acusou foi esse cidadão aí, me acusando de roubo. Que isso, isso é uma injustiça”.
Após o ocorrido, Sandra registrou queixa na 12ª DP (Copacabana) e gravou outro vídeo detalhando a situação. Ela disse que havia acabado de realizar um pagamento via Pix e desistiu de comprar uma bebida, entregando-a ao funcionário do caixa.
No momento em que saía da loja, foi abordada pelo segurança, que pediu para abrir a bolsa. Sandra afirmou ainda que considera o episódio um caso de discriminação: “Porque nós somos de cor, eles acham que nós negros somos ladrões”.
O caso foi inicialmente registrado como constrangimento ilegal. Segundo a Polícia Civil, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que continuará investigando os fatos.
Em nota, a Polícia Civil informou que a tipificação inicial foi baseada no relato da vítima, que não narrou atos explicitamente racistas no momento da denúncia, mas destacou que todos os elementos serão apurados pela Decradi.
Procurada pelo ENFOCO, a Casa & Vídeo pediu "desculpas sinceras à cliente" e reiterou que "o episódio não condiz com os valores que defendemos", além de afirmar que "expressam o mais sincero apoio e empatia por Sandra".
Ainda em nota, a empresa informou que "repudia qualquer forma de discriminação" e completou dizendo que os colaboradores realizam treinamentos contínuos para "reforçar valores como respeito, ética e a cultura da empresa".
A Casa & Vídeo finalizou afirmando que "providências estão sendo tomadas para que casos como esse não ocorram novamente e que os colaboradores envolvidos no incidente receberão as medidas disciplinares cabíveis, de acordo com a gravidade de suas ações e as políticas da empresa".
Segundo caso em menos de três meses
Segundo fontes, um caso semelhante ocorreu em outra loja da rede, desta vez na cidade de Niterói, em menos de dois meses. De acordo com informações repassadas ao Enfoco, o fiscal teria suspeitado de um cliente negro, que conseguiu provar sua inocência. Após o episódio, o funcionário foi demitido por justa causa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!