Polícia

Começa fase de depoimento de policiais do Bope sobre ação no Salgueiro

Imagem ilustrativa da imagem Começa fase de depoimento de policiais do Bope sobre ação no Salgueiro
Policial se apresentou para depoimento na tarde desta segunda-feira na Divisão de Homícidios de Niterói. Foto: Marcelo Tavares

A Divisão de Homícidios de Niterói e São Gonçalo deu início, nesta segunda-feira (29), a fase de coletar depoimentos dos policiais envolvidos na ação realizada no último dia 21, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. A operação realizada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) resultou em nove mortes. Em sua maioria os mortos tinham passagem criminal.

Sem fazer declarações e de vestes camufladas, um dos policiais compareceu nesta tarde à distrital no Centro de Niterói.

A expectativa é que pelo menos oito policiais, que atuaram na localidade, sejam ouvidos. Outros depoimentos ainda poderão ocorrer no decorrer da semana.

A Polícia Civil já apreendeu as armas de policiais envolvidos na operação. Os armamentos serão periciadas.

Delegado responsável pelo caso, Bruno Cleuder descartou a hipótese de tortura seguida de morte, com base no laudo pericial apresentado pelo Instituto Médico Legal de Tribobó, para onde os corpos foram encaminhados.

O caso

A morte do sargento da Polícia Miitar, Leandro Rumbelsperger da Silva, de 38 anos, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, resultou na reação do Bope. Na noite de domingo, moradores já relatavam o intenso confronto, que mais tarde se revelaria na morte dos novo homens. Segundo a polícia, apenas dois não tinham anotações criminais.

< Bonde do cachorro: cães atacam pedestres em Niterói Resultados do Enem será divulgado em fevereiro de 2022 <