Logo Enfoco


    Medo

    Confronto entre facções deixa rastro de sangue no Barreto, em Niterói

    Troca de tiros resultou em feridos e cenário assustador

    Publicado 22/07/2025 às 11:39 | Atualizado em 22/07/2025 às 16:29 | Autor: Tayná Ferreira
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Marcas de sangue ainda estavam nas ruas após a madrugada de tiros
    Marcas de sangue ainda estavam nas ruas após a madrugada de tiros |  Foto: Lucas Alvarenga

    Moradores no Barreto, bairro da Zona Norte de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foram acordados por tiros e gritos na madrugada desta terça-feira (22). Três homens foram baleados na Rua General Castrioto, nas proximidades do Cemitério Maruí. Pela manhã, quem circulou pela região foi surpreendido por um verdadeiro cenário de guerra, com veículos de moradores atingidos por disparos e marcas de sangue espalhadas pelas calçadas.

    Segundo testemunhas, o grupo, alvo dos disparos, tentou fugir de carro da comunidade dos Marítimos, percorrendo  as ruas do bairro. Acontece que o veículo, modelo Fiat Argo preto, foi interceptado e alvejado por outros criminosos. Na tentativa de escapar, o trio ainda tentou fugir a pé, mas acabou atingido pelos disparos.

    De acordo com a Prefeitura de Niterói, câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) identificaram que o carro em que estavam os envolvidos teria cruzado a Ponte Rio-Niterói e seguiu até a comunidade dos Marítimos, onde foi atacado.

    Dentro do veículo havia marcas de sangue. O carro já foi periciado pela polícia e dois celulares foram encontrados.

    A Polícia Militar foi acionada a partir do sistema de segurança da prefeitura, através dos sensores do ShotSpotter (tecnologia que detecta disparos de arma de fogo em tempo real),  que identificaram uma sequência de tiros de fuzil nos acessos a comunidade.

    A PM informou que os envolvidos teriam solicitado um transporte por aplicativo no Rio para ir até o local em Niterói. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento a um dos feridos, os outros dois foram para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca.

    Clima de medo

    Veículos de moradores da região foram alvejados durante o confronto
    Veículos de moradores da região foram alvejados durante o confronto |  Foto: Lucas Alvarenga

    No trecho da Rua General Castrioto onde o ataque ocorreu, havia marcas de sangue no asfalto e nos portões de estabelecimentos ao longo de aproximadamente seis metros. Embora o comércio tenha funcionado normalmente pela manhã, o clima entre moradores e comerciantes era de medo e tensão.

    Durante o confronto ainda no Morro dos Marítimos, ao menos quatro veículos estacionados na Rua Vasco de Freitas Barcelos, um dos acessos à comunidade, foram atingidos. 

    Um dos veículos pertence ao pai de uma moradora, que preferiu não se identificar. Segundo ela, o carro foi alvejado durante a madrugada. “Quando acordamos e saímos de casa, vimos a marca do tiro na porta. Achamos que fossem mais. A bala entrou e parece que saiu”, relatou.

    Além dos disparos, moradores afirmaram ter ouvido gritos durante o tiroteio. “Dava para escutar os caras gritando”, contou uma moradora, assustada.

    Segundo relatos, a troca de tiros ocorreu entre criminosos de facções rivais: Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP).

    Feridos

    O dois foram atingidos no abdômen permanecem internados em estado grave. O terceiro baleado, um homem de 36 anos, foi liberado no local.

    De acordo com a Polícia Militar, a dupla que está internada no Heal possui anotações criminais. O caso está sob investigação da 78ª DP (Fonseca), que apura a dinâmica do crime.

    Tags

    Tayná Ferreira

    Tayná Ferreira

    Repórter sob Supervisão

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    MC Poze defende Oruam após confusão com policiais: 'Perseguição'

    Relacionados em Polícia