Segurança
Cresce o número de roubos nas ruas de Niterói
Dados do ISP também revelam disparada roubos de veículos em SG
O número de roubos nas ruas aumentou 43%, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Foram 142 casos registrados em dezembro de 2024, contra 99 ocorrências no mesmo mês de 2023. Os dados são do Instituto de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (30). O indicador estratégico considera roubos a pedestres, de celulares, e de bicicletas.
Considerando apenas roubos a pedestres, o aumento foi de 12%, com 83 casos em dezembro de 2024, em comparação com 74 do ano anterior. Já referente a celulares roubados, o aumento foi de 9%, totalizando 122 casos.
A preocupação se estende aos motoristas. Isso porque o furto de veículos nas ruas da cidade 19,5%.
Outro dado que também apresentou aumento foi o de homicídios. Levando em conta os culposos, quando não há intenção de matar, os dolosos, quando existe a intenção, e latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, o aumento foi de 11%, no comparativo com 2023.
A quantidade de apreensões de drogas realizadas pela polícica aumentou 9%, no comparativo de 2024 com 2023.
São Gonçalo
A cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, enfrenta uma situação alarmante no que se refere a roubo de veículos. O município registrou um aumento de 111% no indicador estratégico que identifica crimes relacionados a roubos de carros em dezembro de 2024, no comparativo com 2023.
Segundo dados do ISP, foram 205 ocorrências relacionadas ao indicador estratégico no último mês de dezembro 2024, contra 111 casos registrados no mesmo mês de 2023.
Reforço e combate
Diante da alta nos números, a Polícia Militar informou ao ENFOCO, que intensificou ações emergenciais, como o reforço no policiamento e a criação do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), que recebeu 210 novas motocicletas para intensificar o patrulhamento.
Segundo a PM, com aporte do Governo do Estado, a corporação vem investindo em ações de inteligência e tecnologia. O sistema de videomonitoramento e o sistema de reconhecimento facial e de placas já propiciou mais de 460 prisões na Região Metropolitana.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!