Números
Crime de latrocínio no Rio tem maior queda em 31 anos
Números foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública
Um boletim divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou uma queda no período entre janeiro e novembro deste ano nos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e a letalidade violenta (homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado e lesão corporal seguida de morte).
De acordo com os números divulgados, o latrocínio apresentou uma diminuição de 42%, enquanto a letalidade violenta diminuiu em 7%. O homicídio doloso (quando há intenção) também teve queda de 7%, o que representa menos 206 vítimas em relação ao mesmo período do ano anterior. As mortes por intervenção de agente do estado também diminuíram 5% nos 11 meses pesquisados. Estes foram os menores valores apresentados nos últimos 31 anos.
O governador do Rio, Cláudio Castro, disse que essa redução chama a atenção: "A redução dos crimes contra a vida é algo que precisa ser destacado, pois a vida é o bem mais precioso. Continuaremos investindo nas forças de segurança para que esses índices diminuam cada vez mais e o nosso estado seja cada vez mais seguro para quem mora e tem negócios aqui", destacou.
As apreensões de fuzis e armas de fogo também seguem apresentando bons resultados no estado. De janeiro a novembro, 430 fuzis foram retirados das ruas - um por dia. E 6.195 armas de fogo apreendidas nos onze meses.
Vale ressaltar que os roubos de rua e de carga também continuam apresentando resultados positivos este ano. Nos onze meses de 2022, os dois indicadores tiveram redução de 8% e 9%, respectivamente.
"Os resultados positivos da segurança pública estadual não são triviais, são reflexos do investimento do Governo do Estado na Inteligência das forças de segurança. Precisamos reforçar que a integração entre as polícias Civil e Militar é a grande responsável por esses resultados positivos", explicou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!