Racismo

Defensora aposentada chama entregador de 'macaco'; veja o video

Registro foi feito em um condomínio de Niterói

 

Niterói - Uma defensora pública aposentada é acusada de injúria racial contra dois entregadores em Niterói. Vídeo gravado por uma das vítimas registrou o momento em que ela chama um rapaz de 'macaco', após discussão. A situação ocorreu no último sábado (30) em um condomínio de luxo em Itaipu, na Região Oceânica. A Polícia Civil investiga o caso.

O conflito iniciou após o motorista da van, estacionar o carro na frente da garagem da acusada. Ela não teria permitido a parada do veículo - apesar de ter sido uma das clientes que receberam a entrega.

O advogado Joab Gama explica que seus clientes, ambos de 31 anos, realizaram o serviço em diferentes casas do condomínio. E que o ajudante, por exemplo, ficou responsável por deixar um produto na residência da acusada. Já o motorista entregou o material em uma casa vizinha. 

Eles pararam a van na frente da garagem da senhora. Enquanto um fez entrega na casa dela, o outro fez em três casas após. O ajudante entregou o produto dela. Mas ela exigiu a retirada do veículo, e tacou lata de refrigerante, pedra, tentou quebrar o retrovisor. Ele [o ajudante] disse pra ela esperar só um minuto que o motorista já chegaria. Mas ela começou a ofender ,
 

Segundo Joab, o motorista da van logo chegou no local. Ao perceber as ofensas, ele começou a filmar a ação da mulher.

"Ele ficou com medo de danificar a van e chegar na empresa e ter que justificar o que poderia ter acontecido. A senhora chegou e gritou a plenos pulmões: 'macaco'. E, depois, entrou no veículo e foi embora. O mais assustador é que ela é uma defensora pública, aposentada em 2016, mas que atuou em muitos anos na Vara Criminal. Torna-se mais chocante ainda", lamenta o advogado.

No registro, é possível ouvir a ofensa feita pela defensora aposentada. A vítima, não identificada, reage: "O quê? Macaco? Que beleza hein", disse indignada.

O caso foi registrado na Delegacia de Itaipu (81ª DP).

Ao Enfoco, a Defensoria Pública do Rio informa que a mulher cuja imagem aparece no vídeo não atua mais como defensora pública, pois está aposentada desde novembro de 2016. 

"A Defensoria Pública do Rio reitera que é absolutamente contrária a qualquer forma de discriminação e tem na Coordenadoria de Promoção da Equidade Racial (Coopera) e no Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial (Nucora) ferramentas capazes de colaborar para a valorização de ações afirmativas", disse em nota.

< Anitta: 'DiCaprio conhece mais a Amazônia do que Bolsonaro' Saída de evento no Rio vira caso de polícia; 'racismo', aponta jovem <