Júri popular

Destino de Flordelis é adiado para junho

Justiça diz que não houve tempo para juntar laudos

Júri popular foi adiado para o dia 6 de junho, às 9h, na 3ª Vara Criminal de Niterói
Júri popular foi adiado para o dia 6 de junho, às 9h, na 3ª Vara Criminal de Niterói |  Foto: Marcelo Tavares
 

A sessão de julgamento da deputada federal cassada Flordelis e de mais outros quatro réus na 3ª Vara Criminal de Niterói, foi adiada para o dia 6 de junho, às 9h, informou a Justiça nesta quinta-feira (28).

O júri popular teve que ser transferido por não haver tempo hábil para a juntada de todos os laudos exigidos pelas defesas dos réus. Anteriormente, a sessão estava prevista para o dia 9 de maio.

Além de Flordelis, também serão julgadas sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues; a neta, Rayane dos Santos Oliveira; e os filhos afetivos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva.  

Eles são acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. O líder religioso era esposo de Flordelis, que é acusada de ter encomendado a morte da vítima.

“Diante da certidão de fls. 32.596, que informa não há tempo para a juntada de todos os laudos exigidos pelas defesas, REDESIGNO a julgamento de julgamento para cinco corréus ainda não julgados para o dia 06/06/2022, às 09:00h”, disse a  juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce.

Outros réus julgados e condenados

Em sessão de julgamento que teve início no dia 12 de abril, se encerrando já na manhã do dia 13, o Tribunal do Júri de Niterói condenou outros quatro réus.

- Adriano dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-deputada Flordelis: quatro anos, seis meses e 20 dias de prisão inicialmente em regime semiaberto (acusado de uso de documento falso e associação criminosa armada);

- O filho afetivo de Flordelis Carlos Ubiraci Francisco da Silva: dois anos, dois meses e 20 dias de prisão no regime semiaberto (por associação criminosa armada). Ele foi absolvido do homicídio triplamente qualificado consumado e da tentativa de homicídio duplamente qualificado

- O ex-policial militar Marcos Siqueira da Costa: cinco anos e 20 dias de prisão em regime inicialmente fechado (por uso de documento falso e associação criminosa armada)

- Andrea Santos Maia, esposa do ex-PM: quatro anos, três meses e dez dias de prisão em regime inicialmente semiaberto (por uso de documento falso e associação criminosa armada)

Em novembro de 2021, o Tribunal do Júri de Niterói condenou Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-deputada federal Flordelis, a 33 anos 2 meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. Ele foi denunciado como autor dos disparos de arma de fogo que provocaram a morte do pastor Anderson.

Na mesma sessão de julgamento, Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis, foi condenado por homicídio triplamente qualificado a nove anos de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma usada no assassinato do pastor. 

< Orkut: A primeira rede social está de volta e fundador deixa recado Homem é baleado na cabeça na estação de trem em Vigário Geral <