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    Dois Cieps de SG terão ensino intercultural a partir de 2020

    Publicado 12/08/2019 às 9:49 | Autor: Plantão Enfoco
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    Governo do Estado amplia projeto de Ensino Médio Intercultural. Na foto, Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China. Foto: Paulo Vitor/Governo do RJ

    O ano letivo de 2020 começará com uma novidade para a comunidade escolar fluminense. Mais dois colégios vão integrar o Ensino Médio Intercultural, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o que ampliará para seis o número de escolas beneficiadas com o projeto. México e Equador serão os países que farão parte do intercâmbio cultural e educacional, respectivamente, nos Cieps 413 - Adão Pereira Nunes e Ciep 309 - Zuzu Angel, ambos localizados em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. 

    Atualmente, quatro unidades são contempladas com o programa, entre elas o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China  – e o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França. Localizadas no bairro de Charitas, em Niterói, as escolas são integrais e, além do ensino da língua estrangeira, há um foco maior em uma determinada área do conhecimento.

    É a partir do Inglês que o Mandarim, idioma oficial da China, é ensinado no Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa. Essas aulas são ministradas por professores chineses e as demais disciplinas do currículo comum dialogam com o conteúdo da língua estrangeira, o que proporciona a interdisciplinaridade. A unidade também desenvolve o aprendizado das Ciências Exatas. 

    O intercâmbio cultural vai além dos muros: alunos e professores têm a oportunidade de participar de ações como o Summer Camp, um curso de verão em território chinês. Vinicius Joshua, de 16 anos, faz parte do grupo que viajou, em junho deste ano, para a China e passou 20 dias no oriente. A experiência foi, na visão do estudante, determinante para a escolha da carreira profissional.

    "Os chineses são muito receptivos com os estrangeiros e gostaram de tirar fotos conosco. O bacana foi ter contato com os nativos e ver que conseguimos nos comunicar com eles. Percebi alguns hábitos da cultura deles, como serem muito pontuais e terem o tempo certo para fazer tudo. Eu já tinha uma certa vontade, mas depois da viagem, decidi que quero mesmo cursar faculdade na China para fazer Relações Internacionais. Meu desejo é trabalhar com traduções em empresas" explicou Vinicius, que está no 2º ano, e visitou o país pela primeira vez.

    Embora tenha garantido vaga para outros colégios para cursar o Ensino Médio, Kamily Assis escolheu estudar no Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa porque no local a estudante uniu os dois elementos que mais gostava: a Matemática e o Mandarim. Moradora de Itaboraí, Kamily também participou da quarta edição do Summer Camp e voltou diferente da viagem.

    "Acho que toda a experiência nos torna mais maduros. Voltei da China mais focada e dedicada aos estudos. Também tenho desejo de conseguir a bolsa de estudos para cursar a faculdade fora do Brasil" afirmou a aluna, de 15 anos.

    A professora chinesa Junke Wang chegou em março deste ano à unidade e tem gostado da interação com os estudantes brasileiros, que são descritos por ela como animados e bem entusiasmados com o idioma.

    "Durante as aulas, tento passar um pouco da nossa cultura, principalmente sobre os famosos festivais chineses e a tradicional comida. Sinto que eles têm um apreço pelo meu país e ficam motivados em conhecer e saber cada vez mais. Acho que a adolescência é um ótimo período para aprender outra língua e eles estão tendo esta oportunidade" falou Junke, que conta com o auxílio de uma professora de Inglês para intermediar a comunicação.

    Segundo o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, as duas novas escolas interculturais integrarão o “Programa Escola Pra Vida”, que ampliará em 120% o número de unidades de ensino em tempo integral no estado do Rio de Janeiro. Os Cieps terão parceria dos consulados do México e do Equador. 

    "A partir de 2020, mais 322 unidades receberão turmas em tempo integral, saltando das 268 atuais para 590. Além das duas novas escolas interculturais, a Seeduc fará parcerias para que sejam ofertados cursos profissionalizantes voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os estudantes. Com isso, tendo como base os dados do Censo de 2018, o Rio de Janeiro sairá da 10ª posição e passará a ser o estado com a terceira maior cobertura percentual de escolas com turmas de horário integral" informou Pedro Fernandes.

    Conexão Brasil-França

    Desde 2016 que o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola é detentor do selo de qualidade ‘Label France Éducation’, que é concedido às escolas que promovem um ensino de excelência da língua francesa. A unidade é a única do Brasil, entre públicas e privadas, a receber esta chancela.

    Atrelado ao idioma está a Biologia, que permite que o ensino do Ciep 449 disponha de semanas temáticas, quando pesquisadores de instituições, como a Fiocruz, e da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão à escola para palestrar sobre a área de ciências.

    Além disso, ao longo dos três anos, os alunos fazem simulados preparatórios para o ‘Diplôme d'Études en Langue Française’ (DELF). Documento oficial do Ministério da Educação Nacional Francês, o diploma certifica as competências do idioma em estrangeiros e são reconhecidos internacionalmente. Isso facilita que muitos tenham êxito no exame de proficiência, que permite o estudo no exterior.

    No último ano do Ensino Médio, Manuella Santoro, de 17 anos, é uma das alunas que está se preparando para o DELF. Ela, que deseja cursar história para se tornar professora da rede pública, se identificou desde cedo com o idioma.

    "Sempre tive uma resistência ao Inglês e um ‘flerte’ com o Francês. Pesquisei sobre a escola e o projeto de ensino que inclui a língua no currículo. Normalmente, os cursos de idiomas são caros e grande parte dos alunos não teria condições de se tornar proficiente. Por isso, essa oportunidade que temos no Ciep é muito boa" comentou Manuella.

    Enquanto o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China tem a parceria com a Universidade Normal de Hebei, da China, e o Instituto Confucius, da PUC-Rio, o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França conta com o apoio da Académie de Crétèil e do Consulado Geral da França. Fazem parte ainda do modelo de Ensino Médio Intercultural da Seeduc o Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral De Melo - Intercultural Brasil-Espanha e o Ciep 117 - Carlos Drummond De Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos.

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