Polícia
Estado inclui Pendotiba em novo modelo do Segurança Presente em Niterói
Com um aporte de 563 agentes, entre policiais militares, agentes civis e assistentes sociais, o programa Segurança Presente passou a ser gerenciado integralmente pelo Governo do Estado, sendo expandido para a região de Pendotiba, além das áreas já assistidas pelo extinto Niterói Presente. O anúncio foi feito durante uma solenidade realizada pelo Batalhão de Niterói (12°BPM), na manhã desta sexta-feira (3).
De acordo com o porta-voz do Segurança Presente, capitão Hugo Coque, a iniciativa de tornar a ação de integral responsabilidade do estado acontece devido ao fato de outros municípios não possuírem a participação do executivo municipal na administração programa. Ao todo, 70 motocicletas e 25 veículos serão destinados pelo Governo do Estado para o patrulhamento das principais vias da cidade.
“Cerca de 380 agentes serão destinados diariamente para o policiamento de diversas regiões da cidade. Anteriormente, o programa contava com 200 agentes diariamente. Outra novidade do novo Segurança Presente é que passaremos a utilizar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e deixaremos de usar o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). A ideia é retirar toda a participação do executivo municipal do programa”, disse o coordenador.
Um dos parlamentares presentes na solenidade, o deputado federal Carlos Jordy (PSL), ressaltou a importância da transmissão de responsabilidade da Prefeitura de Niterói para o Governo do Estado.
“Sabemos que a estrutura do antigo programa era deficitária e com diversos problemas, como a falta de manutenção”, disse o deputado.
Durante a solenidade, o secretário de governo, Rodrigo Bacellar, anunciou novidades para a segurança da cidade e uma futura revitalização do Complexo Esportivo do Caio Martins, um dos principais polos para a realização de esporte e lazer do município.
Outros parlamentares, como os deputados estaduais Coronel Salema (PSL) e Jalmir Junior (PRTB), também estiveram na solenidade, que contou com a presença de oficiais da corporação e figuras civis.
O único vereador de Niterói presente na solenidade, Daniel Marques (DEM), afirmou que a prefeitura deve utilizar a economia dos gastos para usar em setores deficitários da sociedade.
“É importante que a gente entenda que a prefeitura vai economizar cerca de R$ 30 milhões, o que pode gerar melhorias em diversos setores da cidade. Ressalto que podemos efetivar os guardas municipais, que já estão formados”, disse o vereador.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!