Crime
Estátua do Arcanjo Gabriel é furtada em Rio das Ostras
Monumento é feito de bronze e pesa cerca de 80 quilos
Uma estátua do Arcanjo Gabriel, feita de bronze e pesando cerca de 80 quilos, foi furtada na região da Beira Rio, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. O furto do monumento, que tinha aproximadamente 1 metro de altura, foi registrado pela Prefeitura na última segunda-feira (15).
A estátua do Arcanjo Gabriel estava presente no local há duas décadas e era considerada um patrimônio público. Ela foi instalada como forma de agradecimento pelo ex-prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, que acreditava ter recebido uma graça divina.
O local onde a estátua estava foi palco de uma tentativa de homicídio contra Sabino em 2003. Após tomar conhecimento do furto da estátua, Sabino utilizou suas redes sociais para relembrar o ocorrido e lamentar a perda da peça.
"A escultura em bronze foi colocada por mim como agradecimento da graça recebida, no mesmo local onde sofri atentado contra a minha vida em 2003, na Avenida Linda na Beira Rio, próximo à ponte de madeira, Boca da Barra. Lá permaneceu por 20 anos como símbolo de fé e gratidão, inspirando a todos. Entretanto agora foi arrancada e levada", afirmou Sabino em sua publicação.
Sabino também expressou sua preocupação de que a estátua possa ser destinada à destruição: "É triste imaginar que ela possa ser transformada em ferro-velho e vendida para ser derretida. Ou pior, ser negociada por alguém inescrupuloso. Essa era uma das poucas obras de arte expostas em área pública em nossa cidade".
Segundo a Polícia Civil, diligências estão em andamento para apurar a autoria do crime e localizar a estátua. O caso foi registrado na 128ª DP (Rio das Ostras).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!