Violência
Estrangeira esfaqueada em praia de Niterói é atleta campeã; saiba como foi o crime
Americana veio competir e lutou com assaltante

Linda Suzanne Strazzulla, de 53 anos, atleta campeã dos Estados Unidos, foi a vítima atacada a facadas na noite de sábado (16), na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói. Ela veio à cidade para disputar o Campeonato Mundial de Va’a de Longa Distância, competição internacional de canoa havaiana realizada na Praia de São Francisco, mas acabou impedida de competir neste domingo (17) por causa dos ferimentos.
O crime ocorreu por volta das 21h, na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, próximo à Rua Osvaldo Cruz. A vítima estava sozinha em um ponto da orla sem movimentação de pessoas.
Segundo policiais da 77ª DP (Icaraí), Linda estava sentada na orla lendo um livro quando foi abordada por dois homens, que se sentaram ao seu lado e anunciaram o assalto. Eles tomaram o celular da mão da vítimas e começaram a manusear o aparelho. Sem entender a situação, a atleta teria puxado o telefone de volta e tentado fugir. Nesse momento, um dos criminosos, armado com uma faca, correu atrás dela, agarrou-a pelo capuz do casaco e a derrubou no chão.
Em seguida, ele desferiu facadas contra a vítima. Houve uma breve luta corporal, durante a qual Linda conseguiu acertar cotoveladas no agressor para tentar conter as investidas. Logo depois, ele fugiu junto com o comparsa.
De acordo com relatos ouvidos pelo ENFOCO, a atleta estava em Niterói havia pelo menos uma semana. Nesse período, visitou pontos turísticos da cidade e chegou a praticar esportes na mesma praia onde foi atacada.
Socorro e ferimentos
Linda foi atingida no braço e sofreu um ferimento leve nas costas. Ela foi socorrida por agentes do 12º BPM (Niterói), que realizavam patrulhamento de rotina na região e foram acionados por populares.
“Eu fui à praia por volta das 21h30 e a encontrei caída no chão. Foi uma situação horrível. Depois, ela foi levada ao hospital", disse um morador da região que preferiu não se identificar.

A vítima foi encaminhada ao Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, onde recebeu atendimento e teve alta ainda na noite de sábado, por volta das 23h. Depois, prestou depoimento na 77ª DP (Icaraí) e retornou ao apartamento onde está hospedada, na Rua Otávio Carneiro, em Icaraí.
Patrulhamento reforçado
O Mundial de Va’a, realizado entre os dias 13 e 21 de agosto, reúne 819 atletas de 26 países e é considerado o evento mais importante da modalidade.
A Polícia Militar informou que o policiamento nas orlas de Icaraí e de São Francisco foi reforçado após o caso. Na manhã desta segunda-feira (18), equipes da PM e da Guarda Municipal estavam no local realizando patrulhamento.
No local do crime havia uma viatura da Guardapara sobre o calçadão.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!