Crime
Falso veterinário é preso em operação na Região dos Lagos
A polícia encontrou atestados assinados pelo homem
Um falso médico veterinário foi preso na manhã desta segunda-feira (23), durante uma operação da 118ª DP (Araruama) no bairro Japão, em Araruama, na Região dos Lagos. De acordo com a Polícia Civil, foram encontrados diversos materiais que comprovam a atuação do acusado na área, apesar de não ter permissão para exercer a profissão.
Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), o falso profissional utilizava um carimbo com o número de registro de outro médico-veterinário, regularmente inscrito no Conselho. No momento da fiscalização, o falso profissional estava realizando atendimento domiciliar, o que impossibilitou o flagrante do exercício ilegal da profissão.
Ainda de acordo com o Conselho, embora o suspeito tenha iniciado processos de inscrição, as inconsistências nos documentos apresentados impediram a conclusão do cadastro, como a autenticidade de um dos certificados de conclusão do curso, que segue sob análise.
Ele encaminhou um atestado da faculdade, dizendo que era formado para realizar o registro no CRMV-RJ. Porém, segundo a nossa normativa, os certificados devem ter QR Code ou alguma forma de confirmação, e o dele não tinha. Encaminhamos para que ele corrigisse, mas não tivemos retorno
Em depoimento à Polícia Civil, ele afirmou que obteve permissão para abrir a clínica veterinária com base em uma autorização do seu amigo, registrado no CRMV-RJ, que teria assinado como responsável técnico pelo estabelecimento. No entanto, ele alegou que o amigo nunca havia comparecido à clínica.
Diante das evidências, o delegado responsável pelo caso determinou a prisão do acusado em flagrante, que responderá pelo crime de falsidade ideológica. O caso segue sendo investigado.
'Inaceitável. Não iremos tolerar'
O Conselho repudiou os atos praticados e informou que encaminhou a denúncia ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de Araruama. Leia a nota completa abaixo.
"O CRMV-RJ destaca que essa prática é inaceitável e coloca em risco o bem-estar dos animais e a saúde pública. Procedimentos realizados por pessoas não qualificadas podem resultar em diagnósticos equivocados, tratamentos inadequados e manipulação imprópria de medicamentos e vacinas, expondo toda a sociedade a sérios riscos.
O Conselho não tolerará esse tipo de irregularidade e tomará todas as medidas necessárias para proteger o bem-estar animal, defender a sociedade e valorizar os profissionais da Medicina Veterinária que tanto se dedicam à formação acadêmica e ao exercício ético da profissão.
A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de Araruama para que sejam adotadas as providências cabíveis.
O CRMV-RJ reafirma seu compromisso em combater práticas ilegais na Medicina Veterinária e reforça a importância de denunciar casos suspeitos, contribuindo para a ética, a qualidade dos serviços e a segurança de todos os envolvidos".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!