Logo Enfoco


    Crime

    Falso veterinário é preso em operação na Região dos Lagos

    A polícia encontrou atestados assinados pelo homem

    Publicado 23/12/2024 às 20:08 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Conselho da categoria já havia feito fiscalização no local antes da prisão nesta segunda
    Conselho da categoria já havia feito fiscalização no local antes da prisão nesta segunda |  Foto: Divulgação / CRMV-RJ

    Um falso médico veterinário foi preso na manhã desta segunda-feira (23), durante uma operação da 118ª DP (Araruama) no bairro Japão, em Araruama, na Região dos Lagos. De acordo com a Polícia Civil, foram encontrados diversos materiais que comprovam a atuação do acusado na área, apesar de não ter permissão para exercer a profissão. 

    Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), o falso profissional utilizava um carimbo com o número de registro de outro médico-veterinário, regularmente inscrito no Conselho. No momento da fiscalização, o falso profissional estava realizando atendimento domiciliar, o que impossibilitou o flagrante do exercício ilegal da profissão.

    Ainda de acordo com o Conselho, embora o suspeito tenha iniciado processos de inscrição, as inconsistências nos documentos apresentados impediram a conclusão do cadastro, como a autenticidade de um dos certificados de conclusão do curso, que segue sob análise.

    Aspas da citação
    Ele encaminhou um atestado da faculdade, dizendo que era formado para realizar o registro no CRMV-RJ. Porém, segundo a nossa normativa, os certificados devem ter QR Code ou alguma forma de confirmação, e o dele não tinha. Encaminhamos para que ele corrigisse, mas não tivemos retorno
    CRMV-RJ em nota
    Aspas da citação

    Em depoimento à Polícia Civil, ele afirmou que obteve permissão para abrir a clínica veterinária com base em uma autorização do seu amigo, registrado no CRMV-RJ, que teria assinado como responsável técnico pelo estabelecimento. No entanto, ele alegou que o amigo nunca havia comparecido à clínica.

    Diante das evidências, o delegado responsável pelo caso determinou a prisão do acusado em flagrante, que responderá pelo crime de falsidade ideológica. O caso segue sendo investigado.

    'Inaceitável. Não iremos tolerar'

    O Conselho repudiou os atos praticados e informou que encaminhou a denúncia ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de Araruama. Leia a nota completa abaixo. 

    "O CRMV-RJ destaca que essa prática é inaceitável e coloca em risco o bem-estar dos animais e a saúde pública. Procedimentos realizados por pessoas não qualificadas podem resultar em diagnósticos equivocados, tratamentos inadequados e manipulação imprópria de medicamentos e vacinas, expondo toda a sociedade a sérios riscos.

    O Conselho não tolerará esse tipo de irregularidade e tomará todas as medidas necessárias para proteger o bem-estar animal, defender a sociedade e valorizar os profissionais da Medicina Veterinária que tanto se dedicam à formação acadêmica e ao exercício ético da profissão.

    A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de Araruama para que sejam adotadas as providências cabíveis.

    O CRMV-RJ reafirma seu compromisso em combater práticas ilegais na Medicina Veterinária e reforça a importância de denunciar casos suspeitos, contribuindo para a ética, a qualidade dos serviços e a segurança de todos os envolvidos".

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Polícia