Polícia

'Foi dada a largada': tiros, fogos e bolo no aniversário de Rabicó em SG

Conhecido pela periculosidade e pelo poder de controlar diversas comunidades em São Gonçalo, o traficante Antônio Ilário Ferreira, conhecido como 'Rabicó' ou 'Coroa', completa 57 anos nesta terça-feira (15). Para celebrar, traficantes de seu principal reduto, o Complexo do Salgueiro, iniciaram, nesta madrugada, a festa com salva de tiros e fogos. A celebração só deve terminar no próximo sábado (19), com um baile irregular, tendo a presença de cantores de funk, rap e pagode no "Quartel-General" do Comando Vermelho (CV) em São Gonçalo.

Nas redes sociais, moradores de diversos pontos do município relataram a festa, que já acontece na mesma data há mais de 10 anos e contou com a presença de vários aliados do criminoso, que se escondem de incursões policiais dentro do Complexo do Salgueiro, como Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a Hello Kitty, e Ricardo Severo, o Faustão.

Em meio a madrugada, um balão com a palavra “G8”, em alusão ao número de comunidades que formam o Complexo do Salgueiro, e o desenho de uma coroa, em referência ao apelido do líder do tráfico de drogas da região, foi o ponto inicial para o disparo de tiros feitos por homens fortemente armados. Além do espetáculo pirotécnico, um bolo com o mesmo layout do balão foi feito para celebrar o aniversário do traficante.

Entretanto, quem pensa que a festa irá parar só com a homenagem feita nesta madrugada está enganado. Um baile de aniversário do “Coroa” está programado para o próximo sábado (19) com a presença de nomes conhecidos do mundo do rap e do pagode, além dos DJs residentes em vários pontos de São Gonçalo.

Imagem ilustrativa da imagem 'Foi dada a largada': tiros, fogos e bolo no aniversário de Rabicó em SG
Um bolo foi confeccionado para o aniversário do traficante e viralizou nas redes sociais. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nas redes sociais, uma página ligada à facção criminosa fez um publicação nesta semana alertando sobre o evento e dando alguns “spoilers” sobre os convidados da festa.

https://twitter.com/salgueiro_td2/status/1404591566249934849?s=21

Rabicó é uma das mais antigas lideranças vinculadas ao CV. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, mas, em outubro de 2019, foi beneficiado por uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitindo que o criminoso aguardasse em liberdade o julgamento do recurso do processo. Antes disso, ele estava em uma penitenciária federal de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Apesar da decisão, em dezembro do mesmo ano, o STF determinou a volta do traficante Rabicó para a prisão. Desde então, forças de segurança pública realizaram diversas operações com o objetivo de localizar o criminoso, mas, até o momento, não conseguiram encontrar o "chefão do pó" do Comando Vermelho.

PM 'melou' aniversário do traficante em 2020

No ano passado, os traficantes tentaram comemorar o aniversário do chefão com um festival, mas um convidado inesperado apareceu na festa e cancelou o evento irregular, que estava prestes a começar.

Com um aparato de veículos blindados e até helicópteros, o Comando de Operações Especiais (COE) entraram no QG do Comando Vermelho e, como eram 'personas non grata', foram recebidos a tiros. Após o confronto, os militares conseguiram retirar toda a estrutura montada para o evento e colocaram "água no chopp" do criminoso.

A operação contou com apoio de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Choque (BPChq). Segundo a PM, a ação se enquadrou na excepcionalidade prevista na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e todas as medidas foram adotadas junto ao Ministério Público, bem como a justificação por escrito sobre os motivos da ação, além de adoção de cuidados especiais.

< STF suspende quebra de sigilo de ex-secretário da Saúde Acusado de tráfico é morto na Zona Sul de Niterói <