No Réveillon

Foragido da Justiça é preso ao ser reconhecido em câmera no Rio

Aparelho com reconhecimento facial foi instalado em Copacabana

Situação ocorreu durante a virada do ano
Situação ocorreu durante a virada do ano |  Foto: Gabriel Monteiro/Riotur

Um homem, que era considerado foragido da Justiça, foi preso por agentes da Polícia Militar durante a festa de Réveillon em Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste domingo (31). Ele foi reconhecido pelas novas câmeras com sistema de reconhecimento facial instaladas para a festa de fim de ano.

LEIA+: Réveillon no Rio teve 12 minutos de fogos com música ao vivo

A informação foi confirmada pela própria corporação. O homem foi preso por militares do 19° BPM (Copacabanana) na esquina da Avenida Atlântica com a Rua Miguel Lemos.

Ele estava foragido após ser acusado de tentativa de homicídio em março deste ano.

Ao todo, a PM prendeu sete suspeitos e apreendeu doze adolescentes em Copacabana. Um dos presos é acusado de roubo e foi reconhecido por, pelo menos, três vítimas.

Foram apreendidos mais de 100 objetos perfurocortantes, quatro celulares, dólares e reias e um simulacro de pistola. 

Câmeras de reconhecimento facial

Poucos dias antes do Réveillon em Copacabana, o coronel da PM Marco Andrade informou que as câmeras seriam instaladas na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio; e na Orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio para a festa de fim de ano.

A ideia da nova medida era justamente de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto, e até mesmo placas de veículos roubados e furtados.

“É um conjunto de câmeras de amparato tecnológico que vai estar sendo direcionado para o nosso Centro de Comando e Controle e todas elas passam pelo nosso banco de dados para identificar placas de veículos roubados e furtados e, efetivamente, o reconhecimento de pessoas com mandado de prisão em aberto”, disse o coronel na época.

< Réveillon no Rio teve 12 minutos de fogos com música ao vivo Conheça Elysa, a primeira bebê de 2024 nascida no Rio <