Niterói

Furto de cabos deixa moradores de Pendotiba sem internet

Segundo denúncias, crimes têm sido constantes na região

Em diferentes trechos do bairro é possível ver os cabos cortados
Em diferentes trechos do bairro é possível ver os cabos cortados |  Foto: Lucas Alvarenga

Moradores e lojistas de Pendotiba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, estão sendo prejudicados com os furtos de cabos na região.

Segundo as denúncias, o tipo de crime se tornou rotineiro, deixando todos sem internet e serviço de telefonia. Na manhã desta sexta-feira (2), diversos fios ainda estavam espalhados pelo chão.

Um comerciante, que preferiu não se identificar, narrou o transtorno que passa por conta dos furtos.

“Isso vem acontecendo de forma constante, semana passada mesmo ficamos sem internet, sem telefone, sem conseguir trabalhar direito, pois muitos clientes precisam ligar para a loja para fazer os orçamentos dos serviços”, contou.

Em diferentes trechos do bairro é possível ver os cabos cortados, pendurados nos postes e até mesmo caídos nas calçadas.

Cabos pendurados nos postes chamam atenção de pedestres
Cabos pendurados nos postes chamam atenção de pedestres |  Foto: Lucas Alvarenga

Quem passa pela Estrada Caetano Monteiro esquina com a rua Castorina Francisco da Cruz se surpreende com um cabo que está caído próximo a uma unidade de ensino infantil.

“A visibilidade do bairro fica muito feia com esses fios caídos. Isso é um perigo porque não sabemos se é cabo de telefone ou de energia, de qualquer forma, vale desviar para evitar qualquer acidente”, frisou a moradora Fernanda Almeida.

Na rua Bráulio Ralha também não é diferente, há cabos caídos no início da via. Um deles quase não dá para ser visto de longe, o que pode gerar acidentes.

O que diz a PM

A Polícia Militar informou ao ENFOCO que o 12º BPM (Niterói) tem empreendido esforços para prevenir e coibir quaisquer práticas criminosas na região, empregando equipes em ações ostensivas, como rondas e abordagens.

"A unidade está aumentando as abordagens com foco em pessoas suspeitas, inclusive em situação de vulnerabilidade (moradores de rua), apreendendo diversos objetos perfurocortantes frequentemente", diz a nota.

A unidade também conta que trabalha em conjunto com as delegacias da cidade de Niterói para identificar e prender os envolvidos em ações criminosas.

Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12º BPM registrou queda de 27,5% nos roubos a estabelecimentos comerciais e de 24,1% no total de roubos quando comparados os anos de 2023 e 2022.

A PM ressalta ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando as equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.

< Diogo Defante faz cirurgia para corrigir olho caído Chefe de duas milícias da Baixada é preso na Região dos Lagos <