Preocupante
Furtos dentro de ônibus crescem 90% em Niterói e Maricá
Bikes e celulares também têm sido alvos de criminosos
Os moradores de Niterói e Maricá estão cada vez mais preocupados com a crescente sensação de insegurança nas cidades. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram um aumento alarmante, por exemplo, de furtos em coletivos; além de bicicletas e celulares, entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em maio último, o ENFOCO já havia mostrado que Niterói possui o maior índice de roubos e furtos de bicicletas em todo o estado, em análise de 2014 a 2023. O levantamento também é baseado nos dados oficiais do ISP.
A reportagem também mostrou o aumento significativo nas vendas de acessórios de segurança para bicicletas na cidade.
Leia +: Bicicletas em Niterói: explode venda de item contra furtos
Leia +: Uma bicicleta é furtada a cada dois dias em Niterói
O furto em coletivos apresentou um aumento de 90,5% somando as duas cidades. Foram 80 casos de janeiro a abril deste ano, contra 42 registros no mesmo período do ano passado. Diante dos dados, passageiros do transporte público dizem que se sentem mais expostos à criminalidade.
Bikes furtadas
Somente em abril deste ano, 114 bicicletas foram furtadas, evidenciando a vulnerabilidade dos ciclistas em Niterói e Maricá.
Esse tipo de crime lidera o ranking dos furtos, demonstrando uma tendência preocupante para os moradores que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer. Somando as duas cidades, houve aumento de 167% deste tipo de crime.
“Ficamos sabendo de vários casos de furtos de bicicletas, isso é preocupante. Por isso, temos que ter muito mais cuidado em onde iremos deixar as nossas bikes estacionadas”, disse o vendedor Diego Oliveira, de 33 anos.
Celulares também são alvos
Outro dado preocupante é o de furto de celulares, que ocupa o terceiro lugar no ranking. O número de registros aumentou 42,2% este ano. Em 2023, foram registrados 268 furtos de celulares, entre janeiro e abril, enquanto no mesmo período deste ano, o número saltou para 381.
Além disso, o furto a pedestres também teve um aumento significativo de 25,3%, ampliando a sensação de insegurança entre os pedestres. Foram 223 casos registrados de janeiro a abril deste ano, contra 178, no mesmo período do ano passado.
PM reforça ações
O comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira, diz que a PM vem realizando ações conjuntas para diminuir o número de crimes nas respectivas cidades.
Ele ouviu moradores, na manhã desta quarta-feira (12), durante reunião no Conselho Comunitário de Segurança Pública (CDL) de Niterói.
“O 12º BPM é uma unidade que tem a obrigação de exercer a polícia ostensiva e preservação da ordem pública nos municípios de Niterói e Maricá. Nós estamos aqui no conselho justamente para ouvir os anseios da população. As delegacias estão realizando investigações, e a PM está intensificando as abordagens às pessoas em atitudes suspeitas”, garantiu.
Apesar de todos os esforços, o coronel deixa claro que diminuir o número de crimes é um desafio para a corporação.
"É um desafio que nós temos, mas estamos unindo forças para diminuir esses números”, declarou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!