Polícia

Grisalho é confirmado entre os mortos do 'Bonde do 3N', em Itaboraí

Corpo de Grisalho foi encontrado entre os mortos. Foto via Grupo Plantão Enfoco

A Polícia identificou o traficante Carlos Eduardo Barros de Oliveira, conhecido como 'Grisalho', de 38 anos, entre os seis mortos, durante a operação que culminou na morte de Thomas Jayson Vieira Gomes, o '3N' e seu bonde. A ação foi comandada pela subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio da Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (26), no bairro Cabuçu, em Itaboraí.

Além de Grisalho e 3N, outro nome de peso dentro da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) foi identificado como sendo Alexandre de Sousa Lima, conhecido como ‘Xandinho do TCP’. Os traficantes Luiz Ricardo Monteiro Cunha, o 'Ricardinho', o 'Da Vovó' também estão entre os mortos e o corpo de um homem ainda não identificado.

Reforço

Poucas horas depois da operação, o porta-voz da Polícia Militar, coronel Mauro Fliess, anunciou reforço no policiamento em comunidades de São Gonçalo. De acordo com o militar, o batalhão terá reforço de outras unidades e poderá pedir, em caso de necessidade, o apoio de tropas especiais, como Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Segundo as investigações, “3N” estava sendo monitorado pelas forças policiais há cerca de três meses. Após ações integradas de inteligência, foi localizado o sítio usado como uma espécie de “bunker” dos criminosos no município de Itaboraí, que faz limite com a cidade de São Gonçalo. No local, o traficante e outros cinco integrantes da quadrilha estavam escondidos.

Na chegada das equipes, os traficantes fortemente armados atiraram contra os policiais. As armas usadas pelo grupo – quatro fuzis, quatro pistolas, granadas e diversos carregadores – foram apreendidas. O Disque-Denúncia informou que desde abril vinha recebendo informações sobre o líder da facção.

Guerra

'3N' estava foragido do Complexo do Salgueiro, onde liderava o tráfico de drogas, após migrar do Comando Vermelho (CV) para assumir a liderança do TCP em comunidades de São Gonçalo. De acordo com as investigações, ele teria ordenado o assassinado o antigo aliado, Schumaker Antonácio do Rosário, o ‘Piloto F1’, em abril.

O traficante levou com ele uma grande parte dos criminosos do CV, entre eles o Grisalho. Segundo o Portal dos Procurados, o bandido é oriundo do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, e teria participação em roubos de carga. Em 2017, ao lado do também morto Nando do Anaia, disputou território do crime no Complexo do Anaia, em confrontos com a facção Amigo dos Amigos (ADA).

Ainda segundo a Polícia, '3N' estaria financiando investidas contra os antigos aliados do CV em disputa de territórios em São Gonçalo. No entanto, no último dia 14, houve uma reviravolta no cenário, com a saída da prisão do traficante Antonio Ilario Ferreira, conhecido como Rabicó ou Coroa, apontado como chefe maior do tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro. Ele ganhou liberdade depois de mais de 11 anos preso.

< TSE inicia fase de audiências para mudanças nas regras eleitorais Fluminense faz promoção para lotar Maracanã <