Crime

Homem é preso após ameaçar ex-mulher e filha em Niterói

Danielle Vellasco, advogada da OAB, sofreu com as agressões

Homem foi levado para a Delegacia de Niterói (76ª DP).
Homem foi levado para a Delegacia de Niterói (76ª DP). |  Foto: Arquivo / Enfoco
  

Um homem, identificado como Marcos Pereira dos Santos, de 46 anos, foi preso nesta terça-feira (12) no Ingá, em Niterói, após ser acusado de ameaçar a ex-esposa Danielle Vellasco e sua filha de 11 anos. Contra o acusado, havia um mandado de prisão pelos crimes de agressão e ameaça expedido pelo juiz João Guilherme Chaves Filho, do Juizado de Violência Doméstica de Niterói.

Danielle, que é advogada e ocupou o cargo de presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Niterói, prestou diferentes queixas contra o ex-marido na Delegacia de Atendimento à Mulher de Niterói (Deam). As mais recentes aconteceram na última quinta-feira (7) quando o homem tentou invadir um evento realizado na sede da OAB-Niterói, localizada no Centro do município, o qual Danielle fazia parte. No sábado (9), a vítima também relatou que o homem tentou invadir sua casa.

Segundo Danielle, os crimes começaram a acontecer em 2021 depois do ex-marido ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ter terminado o relacionamento para viajar. Após a viagem, ele tentou reatar, mas a advogada não quis. Foi aí que começou as ameças, de acordo com a vítima. Foram 23 anos de relacionamento e oito medidas protetitas contra o homem. 

Segundo Danielle, os crimes começaram a acontecer em 2021.
  

Marcos chegou a ficar preso por dois meses no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, por descumprir a medida protetiva. Nesta terça-feira (12), o homem foi preso novmente, agora por policiais da Delegacia de Niterói (76ª DP). A irmã do acusado chegou a alegar que o homem estava em surto e pediu a transferência para um hospital, o que não foi confirmado pela Polícia Civil até o momento.

Procurado, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) informou que o processo corre em segredo de Justiça por se tratar de um caso de violência de gênero.

Afastamento do cargo

Depois da invasão no prédio da OAB-Niterói, Danielle Velasco alegou que foi afastada do cargo de presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, o qual ocupou por cinco meses, pelo presidente do núcleo municipal Pedro Gomes, depois de ser ameaçada e coagida para o ato. Procurada, a OAB-Niterói desmentiu a informação e ressaltou que a advogada entregou um requerimento de desligamento.

“No dia 7 de julho, presenciei o ato da advogada Danielle Velasco na redação do requerimento de desligamento, feito por decisão própria e espontânea, sem nenhuma atitude de coação ou ameaça”, afirmou Andréa Coutinho, vice-presidente da Comissão da OAB Mulher.

De acordo com a OAB-Niterói, o núcleo deu total apoio a segurança de Danielle e nunca negou assistência à advogada. Membros da Ordem dos Advogados chegaram a testemunhar contra o acusado em favor da companheira.

Nesta segunda-feira (11), Danielle esteve na sede da OAB no Rio para participar de uma reunião com advogados. Entre as ações imediatas que o núcleo prometeu está uma diligência dos advogados da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária ao fórum de Niterói para despachar com o juiz da vara especializada. Os representantes da Seccional entregarão ao magistrado um ofício que formaliza o interesse da OABRJ no caso. 

< Flamengo confirma acordo com time turco e Arão embarca para exames Combate a incêndio em São Paulo já dura mais de 40 horas <