Mandados

Homem é preso em operação contra ladrões de joalherias na Mangueira

Helicópteros e carros blindados foram utilizados na ação

A ação ocorreu na Mangueira, Zona Norte do Rio
A ação ocorreu na Mangueira, Zona Norte do Rio |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Um homem foi preso por tráfico de drogas e alguns entorpecentes e munições, incluindo uma granada, foram apreendidos na Operação Aurum, da Delegacia de Repressão a Furtos e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, que contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A operação ocorreu nesta manhã de quinta-feira (9), na Mangueira, Zona Norte do Rio. Helicópteros e carros blindados foram utilizados na ação.

O objetivo da ação era cumprir nove mandados de prisão contra homens de uma quadrilha que realiza roubos a joalherias em shoppings das Zona Norte, Sul e Oeste carioca. No último sábado (4), uma quadrilha tentou roubar uma joalheria no Shopping Nova América, em Del Castilho. Os homens são os suspeitos do crime. Ainda ocorreu um tiroteio entre criminosos e policiais no estabelecimento. Um carro foi roubado pelos bandidos.

As investigações apontaram que a Mangueira serve como base operacional dos criminosos, ou seja, é lá que eles planejam os crimes e também é lá que ficam as mercadorias roubadas por eles. Houve confronto durante a manhã.

Pelo menos nove escolas municipais na região prestaram atendimento remoto durante todo o dia por causa da operação. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a ideia foi garantir a segurança de alunos e funcionários por conta das operações policiais em curso na área.

"É importante lembrar que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito. O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado", afirmou a Pasta em nota. 

Já a única escola estadual que funciona no bairro segue funcionando. A Secretaria Estadual de Educação esclareceu que a direção das unidades escolares possui autonomia para tomar as providências necessárias no sentido de garantir a integridade física de seus alunos, professores e funcionários.

< Pagodeiros trocam farpas após derrota do Flamengo para o Fluminense Vídeo: duas pessoas são baleadas em porta de boate na Zona Sul <