Milícia

Ippon: Polícia Civil prende 'Japonês' da milícia da Baixada

Criminoso comandava a milícia atuante em Belford Roxo

Anderson da Silva Farias, conhecido como 'Anderson Japonês', foi preso em Duque de Caxias.
Anderson da Silva Farias, conhecido como 'Anderson Japonês', foi preso em Duque de Caxias. |  Foto: Reprodução
 

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (15), o miliciano Anderson da Silva Farias, conhecido como 'Anderson Japonês'. Ele é acusado de comandar a maior milícia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que atua nos bairros Igrejinha, Santa Maria, Sargento Roncalli, São Vicente, Babi e Pombal.

Japonês foi preso por uma equipe da Polinter, enquanto se deslocava de uma comunidade em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense, e seguia para outra comunidade na Penha, Zona Norte do Rio. Ele estava sendo monitorado há cerca de três meses. 

As investigações da polícia apontam que o miliciano é quem comanda o grupo paramilitar conhecido como 'Bonde do Babi'. Esse grupo é acusado de crimes de extorsões a moradores e comerciantes, subtração de terrenos de propriedade privada, parcelamento irregular de solo urbano para fins de construção civil e vários homicídios. 

Anderson Japonês está à frente da milícia de Belford Roxo desde 2002, segundo a Polícia. Ele estava foragido desde 2019, quando tevê sua prisão preventiva decretada em dois processos contra o grupo criminoso que comanda. Contra ele foram cumpridos dois mandados de prisão.

< 'Sonho era conseguir emprego', a dor da família em enterro de vendedor Duas pessoas ficam feridas em acidente de moto na Zona Sul de Niterói <